Suprir as necessidades de nutrientes não é a única tarefa da alimentação. Através dela, também conhecemos emoções e sentimentos como conforto, alegria e prazer
Você sabia que a carência de nutrientes também pode afetar suas emoções? Confira alguns dos exemplos dessa relação:
Nutrientes que auxiliam nas emoções
Triptofano: o organismo não consegue fabricar a quantidade necessária, devemos recebê-lo através dos alimentos. É um precursor da serotonina, hormônio responsável pelo humor e bem-estar. É encontrado na banana, figo, tâmara, semente de girassol, feijão, grão de bico, cacau e castanhas.
Vitaminas do complexo B: agem sobre o apetite, protegem a integridade do sistema nervoso, atuam sobre os batimentos cardíacos. São encontradas no amendoim, farinha de trigo integral, arroz integral, nozes, aveia, banana e abacate.
Ômega 3: anti-inflamatório, melhora a atividade cerebral e auxilia o transporte de serotonina. Está presente na semente de linhaça, semente de chia, castanha-do-Pará, castanha-de-caju, amêndoas, nozes, abacate e azeite de oliva.
Alimentação e COVID–19
A pandemia de COVID-19 ainda está influenciando nossas atitudes e sentimentos e com certeza houve impacto em nosso comportamento alimentar.
Vários estudos ao redor do mundo têm mostrado esse impacto na alimentação das pessoas. Um estudo italiano observou que houve uma maior busca de comida motivada por ansiedade, solidão e tédio. Estudantes universitários norte-americanos associaram ansiedade com maior apetite.
No Brasil, pesquisadoras da UNICAMP publicaram um estudo que associou um padrão alimentar mais saudável nos entrevistados que dedicavam maior tempo no preparo dos alimentos.
Cozinhar pode ser um hobby que melhora o humor, mas também pode ser uma ferramenta poderosa de transformação para você e sua família terem mais saúde e qualidade de vida.
Comfort Food
Sabe aquela comida que lembra algum momento especial, muitas vezes relacionada a episódios da infância que ficam registrados em nossa memória?
Comfort food é aquela comida que nos abraça, que nos remete a lembranças, pessoas e lugares com aquele gostinho de nostalgia. Tipo comida de mãe e de vó, sabe?
Na maior parte dos casos, são pratos caseiros, feitos com comida de verdade e pelas mãos de pessoas muito especiais.
Que tal surpreender alguém que você ama?
Separamos essas receitas para você:
- Entreveiro de grão de bico
- Brownie de batata-doce
- Arroz com brócolis
- Quinoa com aspargos
- Salada tropical
- Maxuxi (lentilhas com trigo e almeirão)
- Grão de bico crocante
- Farofa úmida
- Dadinho de mandioca
Desfrute os bons momentos com uma boa comida. Ah, e não precisa ser somente em datas comemorativas, pode ser a qualquer momento, afinal todos os dias merecem ser celebrados com uma comida feita com todo amor e carinho!
Nutricionista especializada em nutrição clínica e nutrição vegetariana, defensora da alimentação orgânica, natural e consciente. Apaixonada pela profissão, há 10 anos trabalha com qualidade de vida e educação nutricional para indivíduos e empresas. Paulistana que adora estar em contato com a natureza e com os animais. Ama cozinhar e tem como hobbies a prática de Yoga, dança e tecido acrobático.