Food Service

Conheça os benefícios dos produtos pré-prontos no mercado de Food Service

O conceito de “serviços de alimentação”, ou Food Service, como é comumente conhecido, compreende toda a comida preparada fora do lar e engloba desde as grandes redes até o carrinho de cachorro quente da esquina. Ele está presente em todos os lugares onde há pessoas, como instituições, empresas, escolas, hospitais, rodoviárias, metrôs, aeroportos, linhas aéreas e assim por diante.

Com a procura por alternativas para refeições, esse mercado está em expansão no Brasil, principalmente com a ascensão do delivery. Segundo o Food Consulting, o setor passará de uma queda de 32% em 2020 para uma alta de 22% a 25% em 2021, devido à abertura de novos pontos por franquias de três ou mais lojas.

Para aproveitar essa boa onda, mesmo cozinhas bem estabelecidas estão buscando maneiras de lidar melhor com seus ingredientes, para obter rendimento, desempenho e tempo. Uma dica para reduzir complexidade operacional e ainda os custos é utilizar produtos próprios para o food service.

Continue lendo e aprenda mais sobre essa solução!

O que são, para que servem e quais vantagens dos produtos pré-prontos para food service

Esses produtos são destinados aos serviços de alimentação por trazerem economia e praticidade para a operação de cozinhas profissionais, sem afetar a qualidade.

Você pode adquirí-los em atacados, distribuidoras de alimentos, canais digitais ou mesmo no varejo, dependendo da sua localidade.

Eles ajudam a reduzir ou eliminar atividades com ingredientes que incluem:

  • pré-preparo, como lavar, desinfetar, descascar, picar;
  • preparo, como picar, ralar, cozinhar, amassar, refogar;
  • e “pós-preparo”, como embalar, armazenar ou conservar.

Como se trata de comer fora de casa, em meio a uma rotina diária intensa, há uma demanda por serviços rápidos, que é suprida pelos produtos pré-prontos, que agilizam o atendimento ao passo que oferecem uma alimentação mais saudável e completa que lanches mais rápidos como salgados ou produções de fast food.

Em geral, essa prática também resulta em alta performance e qualidade padronizada, além de outros benefícios como:

  • Compra facilitada: como são prontos, na porção correta e bem embalados, esses alimentos são apenas entregues ao estabelecimento, o que evita o trabalho de ir até a central de abastecimento para escolher tudo presencialmente.
  • Redução de trabalho: sem necessidade de lavar, descascar, picar ou cozinhar, é só chegar e preparar a receita, o que facilita e muito as produções profissionais, que têm mais tempo para as outras etapas do processo.
  • Menos embalagens e descarte: os alimentos pré-prontos vêm em apenas uma embalagem, diferente do que acontece quando juntamos vários alimentos para fazer a preparação. Logo, esse processo gera menos lixo e, consequentemente, facilita o descarte.
  • Menos espaço ocupado na armazenagem: produtos inteiros e não trabalhados podem vir em grandes sacos e caixas, ocupando muito espaço. Já os pré-prontos vêm em pacotes de diversos tamanhos, permitindo a compra de quantidades exatas e reduzindo o espaço ocupado.
  • Porções com tamanhos precisos e padronizados: normalmente, os pacotes de produtos pré-prontos vêm em diversos tamanhos, o que nos permite padronizar as porções por pacotes individuais e oferecer sempre a mesma quantidade ao cliente.
  • Segurança de alimentos: um bom fornecedor sempre terá um controle rigoroso de todo o processo de produção dos produtos pré-prontos, o que garante insumos seguros para o consumo.

Como usar os produtos pré-prontos no food service?

Precisamos visualizar a cozinha tradicional como uma “cadeia”, formada por diversos “elos” interdependentes. Assim, temos o transporte, recebimento, armazenagem e separação dos insumos, para depois irmos para o pré-preparo, para então realizarmos o preparo propriamente dito e só aí servirmos o prato ao cliente.

É preciso ganhar velocidade em todas essas fases, e é aí que os produtos pré-prontos entram no food service, porque eles otimizam o primeiro momento da entrada dos ingredientes na cadeia produtiva. Se, em conjunto com o uso desses produtos, utilizarmos fornos combinados e outros equipamentos tecnológicos, conseguimos produzir com agilidade e qualidade para suprir até as demandas mais exigentes.

E não falta variedade de produtos pré-prontos para serem trabalhados. Hoje em dia, é possível achar diversas opções de carnes, embutidos, legumes, tubérculos (como batata e mandioca), cremes, molhos, grãos, sobremesas e recheios variados, entre muitos outros alimentos.

E engana-se quem acha que não se pode dar um toque individual ao prato, o grande segredo do uso deles é o “tempero e toque da casa”, ou seja, aquilo que seu concorrente dificilmente conseguirá replicar, seja no sabor, no aroma ou na apresentação.

Aplicando em negócios menores

Um dos impulsionadores deste mercado, é a facilidade de montar uma franquia em pontos comerciais que podem não ter muito espaço. Consequentemente, não se consegue ter todos os equipamentos de uma cozinha completa e nem sempre é viável e rentável fazer tudo no local. 

Nesse caso, a união dos produtos pré-prontos com fornos combinados menores e speed ovens dispensam o uso de outros equipamentos maiores e menos produtivos, como chapas e até fogões, o que economiza espaço e aumenta a produtividade.

Isto possibilita a operação em diferentes localidades estratégicas, onde antigamente não seria possível devido ao espaço, como unidades de fast-food, lanchonetes, cafeterias e até em hotéis de pequeno e médio porte.

Aplicando em centros de produção

Uma solução válida para franquias é a criação de uma central de produção. Nessa, podemos utilizar o forno combinado e o ultracongelador para centralizar e antecipar a produção.

Os produtos serão, em maioria, preparados no forno combinado, para depois serem congelados no ultracongelador e, por fim, enviados para as unidades da franquia para serem finalizados sob a demanda dos clientes.

Aqui é importante destacar que os equipamentos e a infraestrutura devem ser maiores, por ser uma central que vai suprir várias unidades de uma marca.

Alimentos pré-prontos podem facilitar e agilizar a etapa de produção no food service, com o objetivo de conceder mais tempo, espaço e rentabilidade para o processo. É uma solução que com certeza vale a pena analisar e implementar em diversos segmentos do food service.

Quer saber mais sobre o mercado de alimentação? Então acompanhe os blogs da Prática e da Vapza e fique por dentro!

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