Carregando . . .

A origem e a composição dos alimentos precisa estar mais visível nos rótulos

Por Cristina Souza, CEO Gouvêa Foodservice | Estratégia e Gestão

Segundo a pesquisa “O Consumidor do Amanhã”, realizada em 2020 pela Moisaclab e Toluna, uma das nossas principais preocupações é a origem do que consumimos. Roupas, calçados, móveis, embalagens e, principalmente, alimentos são questionados sobre as técnicas de produção, processamento, aditivos, corantes, conservantes, etc.

Cada um desses setores tem tomado providências para evoluir sua cadeia e aumentar a transparência em suas relações com os clientes.

Em relação aos alimentos, além de iniciativas individuais de algumas marcas, em 07 de outubro de 2020, a Anvisa aprovou uma nova norma de rotulagem nutricional. Ela explicitará quantidade elevada de açúcar adicionado, gordura saturada ou sódio, ingredientes que são responsáveis pela maioria das doenças crônico-degenerativas, como diabetes, doenças cardíacas, hipertensão, alguns tipos de câncer, entre outras.

Abaixo, ilustro como será aplicada a informação nas embalagens dos alimentos:

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/aprovada-norma-sobre-rotulagem-nutricional

As indústrias terão até outubro de 2023 para adequar suas embalagens, mas algumas já iniciaram as mudanças. Porém, tão importante quanto o destaque a essas informações será a atitude de cada um. O diferencial será aprender a fazer a rápida leitura e rejeitar alimentos que prejudiquem nossa saúde a curto, médio ou longo prazo.

Essa mudança na forma de comunicação entre a indústria e o consumidor também tem gerado um movimento de mudanças no desenvolvimento de produtos, seja na redução de ingredientes nocivos, substituição de corantes artificiais por corantes naturais, entre outros.

A tecnologia tem sido grande aliada para assegurar mais informação sobre a origem dos produtos. Assim, cresce o uso de QR Code em embalagens. Ao capturar a imagem com a câmera do celular é possível, por exemplo, acessar informações detalhadas sobre famílias envolvidas com o plantio, época da colheita e, em alguns casos, até vídeos mais aprofundados. 

Os aplicativos surgem para nos ajudar a rapidamente conhecermos o perfil nutricional dos alimentos de forma gráfica e objetiva. 

A boa alimentação é vital para nossa longevidade e qualidade de vida. Não devemos reclamar do que já tenha sido falho no passado. O foco agora é aproveitarmos essa profusão de caminhos e fazermos as melhores escolhas.

Deixo vocês com essa reflexão: Hoje somos melhores do que ontem e amanhã, com certeza, seremos melhores que hoje. 

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice – Estratégia e Gestão

A Gouvêa Foodservice é uma consultoria especializada no atendimento ao setor, englobando indústrias, distribuidores e operadores (redes, franquias e independentes). Apoiam empresas a construírem estratégias para ampliar os resultados do negócio. Utilizam técnicas e metodologias híbridas e ágeis para entregar inovação com profundidade e assertividade.

Sede em São Paulo e regionais em Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Whatsapp 11.97684 0701

Acompanhe a Gouvêa Foodservice no site e mídias sociais: www.gouveafoodservice.com 

linkedin | facebook | instagram #gouveafoodservice #conhecimentocompartilhado #foodservice #alimentacaoforadolar #consultoriafoodservice #vapza #alimentacaosaudavel 

Leia também...