Carregando . . .

Mês do Meio Ambiente: Vapza destina 27 toneladas de papel e 19 toneladas de plástico anuais para reciclagem

Atuação da empresa é comprovada pelo selo EuReciclo, que garante essas e outras práticas sustentáveis em prol do meio ambiente

O mês do meio ambiente é celebrado em junho, período em que datas como o Dia do Meio Ambiente (5) e o Dia da Reciclagem (17) são lembradas. Para as empresas, essas datas reforçam a necessidade do compromisso socioambiental para implementar ações sustentáveis e inteligentes que colaborem com o ecossistema e reduzam a produção de resíduos poluentes. 

Em 2019, a Vapza recebeu o Selo EuReciclo, certificação criada em 2016 que atesta a logística reversa de embalagens pós-consumo de mais de quatro mil empresas em todo o Brasil. O modelo utilizado para conquistar o selo é o de compensação ambiental, ou seja, a garantia que uma massa de resíduos equivalente ao das embalagens que uma empresa coloca no mercado foi destinada à reciclagem. 

De acordo com os responsáveis pelo EuReciclo, já foram mais de 214 mil toneladas de resíduos pós-consumo coletadas e cerca de R$11 milhões de remuneração para operadores de coleta e triagem, beneficiando cerca de 17 mil pessoas  desde 2016. A Vapza contribui com esse montante por destinar, anualmente, cerca de 27 toneladas de papel e 19 toneladas de plástico a empresas especializadas na reutilização e reciclagem desses materiais.

A marca ainda destina aproximadamente 128,17 kg de resíduos orgânicos sólidos por mês para compostagem a propriedades próximas ao polo fabril, ajudando a evitar o desperdício de alimentos.

Sustentabilidade em prática

Outra solução sustentável encontrada pela Vapza está nas embalagens BPA Free (ausência do composto BPA ou Bisfenol-A, que pode ser cancerígeno), que permite entregar um produto com maior segurança para o consumidor. 

Os líquidos que passam pela Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), por sua vez, são rigorosamente controlados por uma equipe especializada conforme regulamentação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que garante a qualidade da água. O IAP também é parceiro em outro projeto que é a preservação da mata nativa da região onde a Vapza está instalada, em Castro/PR. A empresa segue os padrões regulamentados pelo sistema estadual de reposição florestal em que são repostas mudas de espécies de árvores dentro da propriedade.

“Nós, que trabalhamos com agronegócio, sabemos da importância da preservação da natureza e de um desenvolvimento sustentável. Acredito que o pilar ambiental enraizado da Vapza é um grande diferencial, já que colocamos em prática diversas ações que são benéficas a toda uma cadeia e temos investido cada vez mais nessas demandas”, aponta Enrico Milani, CEO da Vapza. 

Essas ações, além de representarem um avanço significativo na construção de um mundo mais sustentável, também cativam clientes. De acordo com o estudo ‘Produtos de consumo e varejo: como a sustentabilidade está mudando fundamentalmente as preferências do consumidor’, apresentado em 2020 pela Capgemini Research Institute – empresa de consultoria global -, 79% dos consumidores (ou oito a cada dez, em média) compram de empresas que tenham cunho de inclusão e responsabilidade social, além de serem ambientalmente responsáveis. 

A pesquisa foi realizada com 7.500 consumidores e 750 organizações, e também apontou que 53% dos entrevistados migraram para marcas menos conhecidas por serem sustentáveis. Ainda, 52% afirmam se conectar emocionalmente com produtos ou organizações que consideram “amigas do meio ambiente”. Essa conexão é notada pelas empresas, já que 77% dessas apontam que o fator sustentável realmente impacta na fidelização do cliente e 64% relatam aumento na receita. Também, de acordo com estudo, 64% afirmam que comprar produtos favoráveis ao meio ambiente os deixam felizes.

Leia também...