A certificação de alimentos orgânicos é um procedimento que assegura ao consumidor a procedência desses produtos, desde o plantio até chegar nas prateleiras dos supermercados.
Mas o que pode ser considerado um alimento orgânico? De acordo com a lei Nº 10.831, de 2003, os orgânicos possuem método de produção de acordo com um sistema agropecuário sustentável, que respeita o desenvolvimento local e mantém a integridade e o equilíbrio ecológico dos ecossistemas.
O certificado de conformidade orgânica é representado em forma de selo único, presente nas embalagens dos alimentos inspecionados. No Brasil, existem 3 métodos em que o agricultor pode validar a origem orgânica da sua produção, descritas a seguir:
Certificação Orgânica por Auditoria
Na Certificação Orgânica por Auditoria, a origem do alimento orgânico é assegurada após o produtor passar pela inspeção de um organismo credenciado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os auditores dos órgãos cadastrados visitam os agricultores ao menos uma vez por ano, e realizam procedimentos técnicos de vistoria para verificar se a produção orgânica está sendo realizada conforme as normas vigentes, desde o plantio até chegar nas prateleiras dos supermercados.
Certificação Orgânica por Sistemas Participativos de Garantia
Nesta modalidade, a responsabilidade é compartilhada entre os membros e instituições que fazem parte da cadeia distributiva dos alimentos orgânicos. Os Sistemas Participativos de Garantia são compostos por uma comissão interna avalia os seus produtores, permitindo a auto certificação do grupo.
Certificação Orgânica por Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade Orgânica
Os organismos participativos são credenciados para cadastrar produtores que fazem a venda direta de seus alimentos orgânicos para o consumidor final. Os agricultores não possuem o selo de certificação orgânico, devendo possuir uma declaração de conformidade orgânica reconhecida pelo governo.
Linha de orgânicos certificados da Vapza
A Linha Orgânico da Vapza é devidamente certificada, e você pode encontrar o selo de Produto Orgânico do Brasil na parte frontal das embalagens. São 4 opções práticas de preparo, nos quais os grãos são cozidos a vapor e chegam até sua casa prontos para aquecer e consumir. Além de muito sabor, você pode conhecer os benefícios para a saúde oferecidos por essa linha acessando nosso post sobre o tema. Conheça a Linha Orgânicos da Vapza!
Fonte(s): Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Globo e Organics.Net