Sopa é bom de qualquer jeito, né? Saiba mais sobre a história e as possibilidades desse prato quentinho e cheio de sabor
Por Cristina Souza, CEO Gouvêa Foodservice | Estratégia e Gestão
Você sabia que a origem da sopa pode ser anterior à pré-história? Mesmo antes da descoberta do fogo, há relatos de serem usadas técnicas para preparação de sopa como forma de consumir carnes e vegetais mais duros.
Há quem diga que a palavra surgiu na idade média e deriva do germânico suppa, que significa “pedaço de pão embebido em um líquido”. Independentemente da origem da palavra, o fato é que sopa é boooom demais!
No inverno, as sopas são muito práticas e permitem combinações deliciosas e nutritivas que, além de aquecer, são muito saudáveis.
As sopas podem ser cremosas, com pedaços, com ou sem proteína, podem ser leves, como caldos, ou densas, como as compostas por grãos.
Qual é a sua sopa?
Cada país tem sua sopa ícone. Conheça algumas:
Itália: Capeletti in Brodo (capeletti e caldo de legumes)
França: Sopa de Cebola Gratinada (cebola, queijo e massa folhada)
Portugal: Caldo Verde (batatas e couve)
Japão: Missoshiro (misso, vegetais, tofu)
Índia: Mulligawtany (frango, curry, legumes)
Aqui no Brasil, algumas dessas sopas fazem parte do nosso dia a dia. E temos as nossas criações, como a famosa sopa de feijão com macarrão, a sopa de legumes com pedacinhos de carne, canja, caipira (fubá com couve e linguiça), mandioca com carne seca e tantas mais.
Criatividade na ponta da colher
O brasileiro tem por hábito levar a gastronomia a outro nível, graças à nossa criatividade, e não é diferente com as sopas. Generosas porções de queijo, azeite, bacon, creme de leite e torradas temperadas são alguns dos complementos.
Pães italianos recheados com sopa são um grande “hit” em alguns restaurantes. A deliciosa combinação de sopa e pão é envolvida em uma experiência única. Após consumir a sopa, é possível comer os pedaços do pão que teve tempo para absorver todos os sabores. É bom demais!
E para finalizar, uma ótima sopa… pede um ótimo vinho. Pinot noir e Merlot são alguns dos tintos que combinam muito bem. Na verdade, os tintos em geral são ótimos. Mas, como dizem os especialistas, o melhor vinho é o que você mais gosta.
Então, planeje um pequeno festival particular de sopas. Faça 3-4 sabores, prepare complementos, o pão da sua preferência, escolha um bom vinho e curta!
Nada melhor para aproveitar o inverno.
linkedin | facebook | instagram #gouveafoodservice #conhecimentocompartilhado #foodservice #alimentacaoforadolar #consultoriafoodservice #vapza #alimentacaosaudavel
Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice – Estratégia e Gestão, com sede em São Paulo e regionais em Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Nutricionista, Pós-graduada em Marketing de Serviços com Extensão em Gestão de Empresas de Varejo. Atua há mais de 20 anos em foodservice. Acompanhe a Gouvêa Foodservice no site e mídias sociais: www.gouveafoodservice.com