Feijão Carioca e as especulações sobre o seu nome

"feijão-carioca-vapza"

Atualmente, o feijão carioca é o mais consumido do Brasil. Porém, não é o mais famoso em quatro estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Por diferentes razões culturais e históricas, as pessoas preferem o feijão preto nesses estados. Mas, se ele não é o mais consumido no Rio de Janeiro, por que é chamado assim?

Por que o feijão carioca tem esse nome?

Existem pelo menos duas teorias do porquê desse nome. A primeira delas, romântica e mais conhecida, é de que as listras do grão lembrariam os desenhos em forma de onda do calçadão de Copacabana.

A segunda teoria, de acordo com Leonardo Melo, coordenador do programa de melhoramento de feijão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em texto à Superinteressante, é de que teria sido inspirado em uma raça de porco caipira, e não na cidade do Rio de Janeiro.

O feijão carioca surgiu na década de 70, em uma propriedade rural de São Paulo, quando um fazendeiro encontrou uma planta diferente em meio à sua lavoura – provavelmente originada de uma mutação genética. Então, o produtor, percebendo os benefícios da espécie, levou a semente desse feijão “novo” para o Instituto Agronômico de Campinas. Lá, o grão passou por testes e, com isso, confirmaram sua alta produtividade, muito superior à de outros tipos já existentes.

Curiosamente, a cor desse grão era a mesma do porco carioca, uma raça grande e de tonalidade bege com listras espalhadas pelo corpo, muito comum na época. Devido à semelhança, o produtor deu o nome da espécie do animal à semente.

Agora que você já tem ideia da origem do nome, prepare um almoço especial com ele! Experimente o Feijão Carioca Vapza, ele vem selecionado, 100% cozido e temperado.

"150-feijaocarioca"

 
Veja também: Saúde: 3 motivos para incluir o feijão na dieta
————————————————————————————–

Pioneira no segmento de produtos embalados a
vácuo e cozidos a vapor, a Vapza possui uma
completa linha de alimentos práticos, saudáveis
e saborosos que facilitam sua vida.
Confira: https://vapza.com.br/

Deixe uma resposta