Bacalhau vive dias de glória!!!
Mais associado às receitas portuguesas, o peixe proveniente do Atlântico Norte faz sucesso nas mais distintas culturas gastronômicas. Mas é durante estes 40 dias que antecedem a Páscoa, a Quaresma, que o bacalhau (assim designado após ser salgado e seco) vive dias de glória, marcando presença em receitas de várias culturas gastronômicas, das mais tradicionais portuguesas às inglesas.
Fato é que a base clássica – bacalhau, azeite mais batatas – permite o preparo de pratos emblemáticos ou menos ortodoxos. Tamanha é a versatilidade que faz este ingrediente ser o ícone que é.
E como o mundo pode estar, sim, na nossa cozinha, após me tornar fã de tortas executadas à moda inglesa, tendo como base massa folhada e recheio cremoso, onde o insumo principal utilizado é agregado a ervilhas frescas, que, a cada naco degustado, explodem na boca, troquei a carne clássica do preparo pelo peixe em questão. Assim, usando uma embalagem de bacalhau cozido com batatas da Vapza, elaborei a Torta inglesa de bacalhau
O mundo pode estar, sim, na nossa cozinha. Basta aliar, ao ato de cozinhar, a pesquisa, seja por meio da leitura, cursos e também da prova incansável do uso de insumos, das ervas frescas, das especiarias, do ponto de cocção, das mais diversas técnicas de preparo.
Depois sim, o nosso toque pessoal se torna o álibi para o resultado perfeito, com nossa marca registrada. E assim o é com receitas italianas, francesas, inglesas, portuguesas e das mais diversas regiões do nosso Brasil. A última investida foi com esta deliciosa e cremosa torta Inglesa de bacalhau, que tem a receita detalhada abaixo e vale a pena ser testada.
Torta inglesa de bacalhau
Ingredientes
– 300 gramas de bacalhau já dessalgado
– 100 gramas de batatas cozidas e picadas
(ou opte por uma embalagem de bacalhau cozido com batatas da Vapza, que vem pronto para consumo e é livre de conservantes e de químicos)
– 100 ml de azeite de oliva
– Cerca de 1 cabeça de alho com os dentes picados grosseiramente
– 1 cebola picada
– 1/3 de xícara de chá de azeitonas pretas com os caroços removidos
– 1 xícara de chá de ervilhas frescas
– 400 gramas de nata
– Pimenta-do-reino
– Duas folhas de massa folhada. No caso, comprei massa folhada para pastel. Desta forma, a massa ficará bem fina, e não predominará na torta, já que é adquirida fina, depois aberta no rolo, com farinha de trigo
– 1 gema de ovo batida para pincelar a massa antes de assá-la.
Modo de preparo
Em uma panela de fundo grosso aquecer o azeite e dourar o alho. Em seguida, colocar a cebola e a batata já cozida. Depois o bacalhau dessalgado e a nata. Agregar bem todos os ingredientes. Na próxima etapa, fugindo um pouco da mais pura tradição, usar um processador de alimentos para bater bem os ingredientes, obtendo um composto cremoso e homogêneo. Agregar as ervilhas frescas e as azeitonas. Acertar o sal e a pimenta-do-reino.
Na bancada coberta de farinha, abra a massa com rolo, esticando uniformemente.
Passe manteiga em uma travessa, estique a massa deixando 60% dela para fora, que será a cobertura da torta. Distribua o recheio, dobre a massa, e molde as bordas. Bata a gema de um ovo, faça dois ou três cortes na massa para que o ar saia. Com um pincel, espalhe a gema batida por toda a torta. Asse em forno aquecido por cerca de 20 minutos.
Os benefícios do bacalhau para a saúde – Peixe tradicional degustado durante a Quaresma, mesmo pelos menos religiosos (já que se trata de uma tradição de origem católica) o bacalhau reduz o colesterol ruim e colabora com a prevenção de doenças cardiovasculares e câncer, já que tem alto teor nutritivo e é de fácil digestão. O ingrediente também contém ômega-3, que diminui o LDL (colesterol ruim) e ômega-6, ácido graxo essencial para o sistema imunológico. Além disso, as receitas, em sua maioria, levam azeite de oliva extra virgem, que protege o coração e combate o diabetes.
