Tofu transforma patês em cremosas e leves surpresas

"CREME
A textura firme e sedosa, a cor branca, a cremosidade e o formato similar à de um queijo convencional transformam o tofu – alimento produzido a partir do soja – em ingrediente multifacetado.  E, pode acreditar: qualquer prato que elaborar com este produto vai surpreender quem degustar. Raros são os que elencam o ‘queijo de soja’ na lista de preparo. Para a ocasião, utilizei o tofu em pastinhas com sabores diversos para montar uma mesa de antepastos.

Para a ocasião, o tofu foi processado, transformando-se em patês inusitados e deliciosos. O ingrediente principal, que não tem sabor preponderante, assumiu os ingredientes que elegi para abrir o jantar. Patê de gergelim (à base de óleo de gergelim mais suas sementes); Pastinha de grão-de-bico (tofu, grão-de-bico cozido mais azeite de oliva); e o de curry, com o creme de tofu processado com gengibre ralado (uma colher de chá), uma pitada de curry e mais uma de açafrão da terra, para proporcionar cor.

Para a entrada de muitos sabores continuar ainda mais leve, grelhei – numa chapa de ferro, sem óleo – lâminas de uma abobrinha e de uma berinjela. É rapidinho e é outro truque simples e saudável para compor não só antepastos, mas pestos para temperar saladas, ser a base de sopas cremosas (já fiz uma com beterraba assada e brilhou à mesa), recheio para quiches, empadões. Simples e de consistência perfeito.  É uma base sem sabor que vai muito bem em pratos doces ou salgados. É assim. Simples assim!!!!

Além da versatilidade, é muito saudável, já que tem o dobro de proteína quando comparado a qualquer tipo de carne, e não possui colesterol ou gordura saturada.

"CREME

Ingredientes para compor pastinhas
com sabores diversos

Pasta de tofu com grão-de-bico para servir com abobrinhas grelhadas ou torradas
250 gramas de tofu 
125 gramas de grão-de-bico Vapza (já cozido) 
4 colheres de azeite 
2/3 colheres de água para dar o ponto cremoso do tofu 
sal e pimenta do reino a gosto 
Modo de preparo  – coloque o tofu em um recipiente fundo. Amasse com um garfo, agregando o azeite e água. Processe com um processador ou no liquidificador. Em seguida, agregue o grão-de-bico. Processe até se formar uma pasta sedosa e brilhante. Se estiver muito grosso, agregue mais uma colher de água e outra de azeite. Acerte o sal e a pimenta. Pronto. Simples assim. 

"CREME

Pasta de tofu com com óleo de gergelim mais suas sementes
100 gramas de tofu
10 a 15 ml de óleo de gergelim
1 colher de água fria para ajudar a adquirir cremosidade
1 colher de azeite de oliva
sal a gosto
Modo de preparo – coloque o tofu em um recipiente fundo. Amasse com um garfo, agregando o óleo de gergelim, o azeite e a água. Processe com um processador ou no liquidificador. Em seguida, acerte o sal e as sementes de gergelim. Deve ficar sedoso e firme. Se achar necessário, agregue mais algumas gotas de óleo de gergelim. Além de saudável, proporciona um sabor sem igual. Por vezes, decoro com amendoim sem pele, torrados. proporciona uma crocância que surpreende. 

"CREMOSIDADE"

Sopa de beterraba e tofu – Certa feita, fiz uma sopa de beterraba à base de tofu. Para tanto, misturei cerca de duas beterrabas cozidas à vácuo ou assadas no forno (de outra forma, perdem a bela cor) à 500 gramas de tofu processado com 1 litro de caldo de legumes. Depois, misturei as beterrabas picadas. Pronta. O creme de beterraba já pode ser temperado e  degustado quente ou frio.

Deixe um comentário