Tipos de óleo de cozinha

"tipos-óleo-cozinha"/

O óleo de cozinha é um parceiro na hora das refeições e oferece bastante praticidade na cozinha. Além de útil, ele deixa tudo com um sabor especial. Mas você conhece as diferenças entre cada um deles? A Vapza vai lhe mostrar!

Soja: o óleo da semente tem um dos pontos de fumaça mais elevados, de 240ºC. Por isso é frequentemente utilizado para frituras por imersão.

Linhaça: é uma semente pequena e avermelhada que possui cerca de 35% de óleo, sendo mais da metade em gordura ômega-3. É utilizado para saladas e alimentos que não necessitam ser aquecidos.

Amendoim: é um dos principais óleos de cozinha usados na China. Clarificado, é refinado para remover parte das impurezas e do sabor. É usado em pratos frios, cocções, panificação e sobremesas.

Veja também: Como reutilizar o óleo de cozinha

Milho: fonte de vitamina E e ômega-6, produz um óleo menos neutro que o de soja. É utilizado em panificação e confeitaria.

Canola: é produzido através do melhoramento genético da colza, semente que também é usada para a produção de biodiesel. É rico em gorduras monoinsaturadas, tem sabor neutro e pode ser usado em frituras.

Girassol: os índices de ácidos graxos do óleo de girassol são semelhantes aos do óleo de milho. É recomendado para o preparo de conservas.

Gergelim: o gergelim produz um óleo resistente à oxidação. Tem sabor marcante, perfume intenso e sabor característico. É utilizado em receitas como o yakissoba.

Deixe um comentário