O consumo exagerado de sal, formado por 40% de sódio, pode levar à hipertensão, problema que aumenta imensamente as chances de infarto e acidente vascular cerebral. Logo, dar uma diminuída na quantidade de sal na alimentação (ou até mesmo eliminá-lo de vez) é uma boa ideia. E fazer isso é mais fácil do que pode parecer. O segredo está em substituí-lo por outros temperos naturais.
Cebola e alho, assim como o sal, estão presentes em quase todos os pratos de culinária brasileira. Mas ambos fazem muito bem para a saúde, ao contrário do mineral. A cebola diminui os riscos de trombose e aterosclerose, enquanto o alho ajuda a diminuir a pressão sanguínea e os níveis de colesterol. Além disso, os dois também ajudam a prevenir câncer de pulmão, próstata, fígado e estomago.
A sálvia é uma erva usada como condimento, mas também tem função medicinal. Tem ação anti-inflamatória e é um estimulante natural da digestão. É indicada em casos de falta de apetite, edema, afecções da boca, afta, tosse e bronquite. O manjericão é ótimo fortificante. A salsa combate doenças do coração. O alecrim ajuda a combater a gripe e previne doenças renais e catarata. Por fim, a pimenta reduz o colesterol ruim do sangue e colabora com o emagrecimento.
Cozinhar sem sal pode ser um pouco desafiador no começo, mas, com o tempo, pode trazer novos e agradáveis sabores.
Veja também: Conheça os benefícios do chocolate
