Ingerir os alimentos certos ajudam no crescimento, saúde e manutenção dos seus cabelos e unhas devido aos nutrientes que estes alimentos proporcionam ao corpo. Ao escolher os alimentos corretos você pode prevenir o enfraquecimento das unhas, a queda dos cabelos e até mesmo melhorar a sua aparência e espessura.
Listamos para vocês mulheres e homens que se preocupam com os seus cabelos e unhas 5 alimentos e nutrientes:
Fonte de biotina
Esse nutriente contribui para manter os cabelos e unhas fortes, ajuda no crescimento agindo diretamente na queratina, proteína que compõe as células dos cabelos e das unhas.
As principais fonte de biotina são: a gema do ovo, a couve, o espinafre, a couve-flor, o repolho, o pepino, o alface, a aveia, o arroz integral, o fígado bovino, o salmão, o leite da vaca e da cabra.
Fontes de cálcio
Ele é importante para a formação das unhas e cabelos também e geralmente quando há uma deficiência desse nutriente em nosso corpo, os nosso cabelos quebram com maior facilidade e as unhas perdem força e firmeza. O resultado são cabelos ressecados e unhas com fendas verticais.
Supra a necessidade de cálcio consumindo leite e laticínios como queijo, iogurte e kefir, mas caso você seja tolerante ou vegano a melhor opção e comer folhas verdes como couve, brócolis, agrião e rúcula.
Fontes de vitamina C
Ela ajuda bastante na produção do colágeno, que é uma das estruturas fundamentais do fio de cabelo e das unhas. Mas para formar esse nutriente é necessário a junção de prolina e vitamina C. As principais fonte de vitamina C são as frutas cítricas, vegetais folhosos de cor verde escura, a pimenta vermelha e o pimentão.
Fontes de ferro
O ferro
está diretamente ligado com o fato de transportar oxigênio pelas hemácias, células vermelhas do sangue, até os cabelos e as unhas. Por este motivo é muito importante ter uma boa quantidade deste mineral para que o oxigênio chegue até o bulbo capilar e a matriz da unha.
Caso as suas unhas estejam fracas e quebradiças, ou os seus cabelos estejam caindo é devido a falta desse nutriente no seu corpo ou os níveis estejam muitos baixos. A melhor saída é consumir carne bovina, frango, atum, salmão e fígado, mas caso você seja vegetariano ou vegano a saída é consumir todo e qualquer tipo de feijão, germe de trigo, açaí (sem leite), beterraba e uva-passas.
Se você gostou das nossas dicas, deixem um comentário ou compartilhe com os seus amigos.
