Um livro bem escrito é capaz de nos levar para outros lugares. Sentimos como se conhecêssemos os personagens, e a partir de então passamos a viver como eles, nos sentimos dentro de suas casas, usando suas roupas, provando cada alimento.
De tanto imaginar as cenas de refeições descritas nos livros, a artista norte-americana Dinah Fried recriou o cenário descrito em cinquenta obras literárias e os fotografou. A série, chamada “Fictitious Dishes: An Album of Literature’s Most Memorable Meals” (Pratos da ficção: um álbum dos mais memoráveis pratos da literatura) traz, além das fotografias, o trecho exato em que Dinah se inspirou. Confira um pouco do trabalho da artista:
O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald
“Por sobre as mesas de bufete, decoradas com excelentes hors-d’oeuvre, presuntos curados e especiarias amontoavam-se ao lado de saladas com desenhos de arlequins, porquinhos de pastelaria e perus enfeitiçados pela cor de ouro-escuro do forno.”
Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll
“Tome um pouco de vinho, a Lebre de Março ofereceu em um tom encorajador. Alice olhou ao redor por sobre a mesa e não havia nada senão chá.”
Moby Dick – Herman Melville
“Nosso apetites sendo aguçados pela congelante viagem, e em particular, Queequeng vendo seu prato de frutos do mar favorito a sua frente, e a sopa
de mariscos estando excelente, nós partimos para uma grande expedição…”
Oliver Twist – Charles Dickens
“Ele estava desesperado de fome e despreocupado com a miséria. Ele se levantou da mesa e, aproximando-se do chefe, prato e colher em mãos, disse, de alguma forma assustado com sua própria imprudência: ‘Por favor, senhor, eu quero mais.’”
On the Road – Jack Kerouac
“Mas já era tempo de cortar as lamentações e cair fora, então apanhei minha mochila, disse adeus ao velho recepcionista sentado ao lado de sua escarradeira, e fui comer. Devorei outra torta de maçã com sorvete — estavam ficando cada vez melhores à medida que eu avançava dentro de Iowa, a torta crescia e o sorvete ficava ainda mais saboroso.”
A Metamorfose – Franz Kafka
“Eram hortaliças velhas e meio podres, ossos do jantar da noite anterior, cobertos de um molho branco solidificado; uvas e amêndoas, era um pedaço de queijo que Gregor dois dias antes teria considerado intragável, era uma côdea de pão duro, um pão com manteiga sem sal e outro com manteiga salgada.”
O Apanhador no Campo de Centeio – J.D. Salinger
“Quando estou fora de casa, geralmente só como sanduíches de queijo e leite maltado. Não é muita coisa, mas o leite maltado tem um monte de vitaminas.”
O Jardim Secreto – Frances Burnett
“Ovos assados eram um luxo de que eles nunca tinham ouvido falar. E batatas muito quentes com sal e manteiga fresca eram alimento digno de um rei da floresta.”
Gostou? Alguma das fotos corresponde ao que você imaginava?
Veja também: Ensaio fotográfico: relação com a comida no século XXI
————————————————————————————–
Pioneira no segmento de produtos embalados a
vácuo e cozidos a vapor, a Vapza possui uma
completa linha de alimentos práticos, saudáveis
e saborosos que facilitam sua vida.
Confira: https://vapza.com.br/
