As viroses são doenças provocadas por vírus, obviamente, e também uma maneira genérica para chamar doenças nas quais é difícil identificar o vírus causador.
As viroses mais comuns são as gastrointestinais, que afetam o intestino, o estômago, a boca, o reto e o ânus. Conheça os mais comuns:
Rotavírus: é bastante fácil de ser transmitida e raramente uma pessoa chega à idade adulta sem entrar em contato com o vírus.
Norovírus: é menos comum e pode ser contraída em qualquer idade e causar surtos de gastroenterite.
As viroses gastrointestinais apresentam sintomas parecidos, como diarreia, vômito, mialgia, dores abdominais e febre. A pessoa infectada costuma sofrer os sintomas por três ou cinco dias, período em que se deve tomar bastante cuidado para que o corpo não desidrate.
O contágio acontece na ingestão de alimentos e água contaminada ou até mesmo através do contato com meios aquáticos, como mar, piscinas e lagoas.
Para tratar a virose gastrointestinal, o doente deve tomar um analgésico para dor no corpo e antitérmico em caso de febre, de acordo com a orientação médica. A hidratação com ingestão de água e água de coco é essencial.
Veja também: Alimentação a favor da saúde.
Receita de soro caseiro:
– 1 litro de água filtrada ou fervida
– 1 colher de sopa de açúcar
– 1 colher de chá de sal
Misture tudo em um copo e beba.
