Prós e contras de algumas dietas famosas

"dietas"/

Fazer uma dieta não é fácil, ainda mais quando existem opções infinitas à disposição. Qual escolher? Vale optar por um cardápio que inclui os alimentos que você adora? Ou é melhor adotar aquela que promete resultados rápidos e expressivos? Na verdade, o importante é se informar. De nada vale fazer uma dieta para depois correr o risco de engordar novamente ou até mesmo prejudicar a saúde. Para ajudar na escolha, avaliamos seis das dietas mais procuradas no Brasil e separamos seus prós e contras.

  • Dieta dos pontos

Descrição: com uma lista de quantos pontos vale cada alimento, a pessoa fica livre para escolher o que quer comer. Respeitando um limite de pontuação, nenhum alimento é proibido.
Estimativa de perda de peso: de 3 a 4 quilos por mês.
Prós: a pontuação ajuda a ter uma ideia da quantidade de alimento que pode ser consumida. Desde que a pessoa mescle todos os grupos alimentares, é uma boa ideia.
Contras: maus hábitos não são extintos. Se a pessoa não souber escolher os alimentos, não é possível controlar a glicemia e o colesterol.

  • Dieta do shake

Descrição: adoção da bebida para substituir uma das refeições como forma de ajudar a reduzir o número de calorias ingeridas ao longo do dia.
Estimativa de perda de peso: de 1 a 2 quilos por semana.
Prós: é efetivo e pode ser feito eventualmente.
Contras: não traz saciedade. Quando se para com a dieta o peso volta na mesma velocidade com que foi perdido.
Dieta da proteína
Descrição: libera todo tipo de proteína como queijos, carnes e ovos, além de verduras e frutas, mas restringe radicalmente os carboidratos (doces, pães e grãos).
Estimativa de perda de peso: 2 quilos por semana.
Prós: é possível comer sem grandes restrições em relação à quantidade ingerida e mesmo assim emagrecer.
Contras: o excesso de proteínas pode sobrecarregar alguns órgãos como fígado e rins, além de propiciar o aumento do colesterol pelo consumo das gorduras presentes na proteína animal.

  • Dieta do tipo sanguíneo

Descrição: alimentação distinta para os portadores de cada tipo de sangue. Verduras para o tipo A, laticínios para o tipo B, dieta variada para o tipo AB, carnes para o tipo O. Para todos, o limite calórico diário é de 1200 calorias.
Estimativa de perda de peso: cerca de 1 quilo por semana.
Prós: ajuda a emagrecer porque diminui a quantidade de calorias.
Contras: não existe um estudo científico que comprove sua estratégia. Não promove uma reeducação alimentar e ainda retira diferentes alimentos nutricionalmente importantes do cardápio.

  • Dieta da sopa de repolho

Descrição: recomenda a sopa de legumes por sete dias, tendo o repolho como um dos principais ingredientes.
Estimativa de perda de peso: mais de 4 quilos por semana.
Prós: pela ingestão de poucas calorias, perde-se peso rapidamente.
Contras: a dieta é totalmente desequilibrada. A ausência de proteína é preocupante, já que esse nutriente estimula o metabolismo, mantém e aumenta a massa magra.

  • Dieta dos chás

Descrição: cardápio balanceado aliado a ervas que desintoxicam, desincham, aceleram o metabolismo, baixam a ansiedade e queimam gordura.
Estimativa de perda de peso: 10 quilos em um mês.
Prós: se você utilizar as ervas adequadas às suas necessidades, junto de uma alimentação saudável, pode ter bons resultados e estabilidade do peso.
Contras: alguns tipos de chás não podem ser consumidos à vontade por hipertensos ou cardíacos. É preciso certificar-se das propriedades de cada erva e suas restrições antes de iniciar a dieta.
Veja também: Aposte em um emagrecimento em longo prazo

Deixe um comentário