Os potes plásticos são itens indispensáveis nas despensas e garantem praticidade na cozinha e versatilidade para guardar alimentos.
Podem ser levados do congelador ao micro-ondas e ainda são superfáceis de encontrar, além de baratos. Mas será que não oferecem nenhum risco de contaminação para os alimentos guardados neles?
Os plásticos oferecem maior risco de contaminação que os vidros, por serem compostos químicos. Alguns deles podem ter a presença de substâncias tóxicas, como o BPA, que é o mais conhecido, podendo ser passado para o alimento ou a bebida que entra em contato com o plástico.
Mas não são todos os plásticos que geram esse risco de contaminação. É preciso olhar no fundo do pote o número marcado dentro de um triângulo. Se aparecerem os número 1, 2, 4 ou 5, o plástico não contém a substância tóxica. Já se estiverem marcados com o número 7, os potes não são indicados para guardar alimentos, por isso, livre-se deles.
Os potes plásticos que podem receber alimentos normalmente têm o símbolo de um copo e um garfo no fundo. Recipientes de plástico coloridos também não são muito indicados, pois podem soltar resíduos de tinta nos alimentos acondicionados.
Dê preferência para os potes mais arredondados, por serem mais fáceis de limpar, evitando a proliferação de bactérias de restos de comida. E se for colocá-los no micro-ondas, lembre-se de não deixar o recipiente totalmente fechado, para não causar alta pressão de vapor dentro do recipiente e correr o risco de estourar.
Veja também: Como manter a cozinha cheirosa
