Por que você não deveria excluir as carnes magras do cardápio

Nos últimos anos, as pessoas estão acompanhando e se preocupando mais com sua saúde e qualidade de vida. Essas recentes mudanças de cultura alimentar modificam as listas de alimentos preferidos e redefinem aqueles que precisam evitar.

A carne vermelha é um desses alimentos que estão em xeque, muito em função do teor de gorduras saturadas que possui. Entretanto, muitas pessoas deixam de lado todos os benefícios que a carne traz ao corpo (principalmente em funções importantes como crescimento, reparo e fortalecimento dos tecidos) e não olham para as carnes magras como alternativas saudáveis e igualmente interessantes nutricionalmente.

Importantes fontes de minerais, vitaminas e nutrientes, as carnes também dão maior sensação de saciedade, já que as proteínas presentes no alimento são processadas muito mais lentamente pelo organismo que os carboidratos. Outro grande trunfo das carnes magras está na eficácia em auxiliar na redução de peso, pois fornecem proteínas sem conter níveis elevados de calorias. Como se isso fosse pouco, também previnem a incidência de doenças cardiovasculares.

Quer fugir das gorduras saturadas? Você pode conseguir isso sem deixar de comer carne, basta escolher os cortes menos calóricos ou os tipos de carnes magras. Vamos mostrar de quais carnes e cortes estamos falando para facilitar sua vida na hora de cuidar da sua saúde sem abandonar o prazer do churrasco bem feito.

Quais cortes de carnes devo escolher?

Quando se trata de cortes e carnes magras que não precisam de esforço manual para que o excesso de gordura seja retirado, os mais indicados são:

  • Carnes vermelhas: Coxão mole; Filé mignon; Coxão duro; Maminha; Músculo; Alcatra; Fraldinha; Baby beff
  • Carnes suínas: Filé mignon; Lombo
  • Carnes brancas: Aves, desde que sem pele; Peixes como pescado, truta, dourado, linguado, corvina. Existem outras opções de peixes pouco mais gordurosos mas mais saudáveis, como sardinha, atum, salmão e anchova

É claro que essas listas são feitas não para serem seguidas literalmente, mas sim, para guiarem nossos cuidados. Não será um churrasco com carnes mais gordas de vez em quando que vai complicar seus próximos exames médicos, mas o principal é ter uma refeição equilibrada e diversa.

Pensando nisso, a Vapza dispõe de produtos no mercado que facilitam bastante hábitos alimentares saudáveis, principalmente para quem quer comer com qualidade sem que tenha muito tempo para cozinhar suas próprias refeições. Conheça os produtos da marca, como o Peito de frango cozido e desfiado!

Deixe um comentário