Os Carboidratos do bem que você deve colocar no prato

Vamos conversar um pouco sobre, carboidratos. Você sabe o que eles são? Para que servem e como fazer bom uso desse nutriente para ter energia? Então esta matéria é para você!

Quando começamos uma nova rotina alimentar, ficamos na dúvida com a quantidade de carboidratos que devemos consumir ou se devemos retirar ele da alimentação. Isso é muito comum, mas a resposta é simples: vai depender dos objetivos que deseja alcançar. Para atingir maior eficiência na alimentação sem dispensar os carboidratos, o ideal é dosar a sua quantidade durante o dia e variar os tipos.

Uma dieta pobre em carboidratos pode ser o caminho mais rápido para a perda de peso, isso é verdade. No entanto, pode acarretar grandes problemas para saúde. Desta forma, o nutriente não deve ser visto como vilão, pois é peça-chave para manter o corpo ativo, o bom humor, ajudar no ganho de massa muscular, entre outros benefícios.

Os carboidratos podem ser encontrados em vários alimentos, não apenas no arroz ou nos açúcares. Ele pode ser encontrado, por exemplo, na pipoca, na batata doce e também na mandioquinha Vapza!

Os carboidratos do bem, também conhecidos como carboidrato gentil, é um nutriente responsável por proporcionar energia ao corpo. São glicídios ou açúcares classificados em três grupos: glicose, frutose, sacarose. São encontrados principalmente nos alimentos doces e nas massas, mas você pode encontrar eles também em alguns alimentos.

Abóbora: vista como carboidrato do bem, ela tem teor de açúcar baixo por ser um carboidrato complexo e rica em fibra. Além de ser rica em carotenoides, que são antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce. Para cada 100 gramas de abóbora você terá 7g de carboidrato.

Batata doce: assim como a abóbora, a batata doce é um carboidrato complexo, rica em carotenoides, ajudando a manter a saciedade por mais tempo. Além de ser fonte de vitamina C, proteínas e potássio. Em cada 100 gramas de batata-doce você terá 20g de carboidrato do bem.

Mandioca: conhecida como aipim ou macaxeira, é um alimento rico em fibras. Ela transforma o carboidrato em energia aos poucos, deixando a digestão mais lenta e nivelando a glicose no sangue. Se optar pela mandioca você irá consumir 38g de carboidratos em cada 100 gramas.

Como fazer bom uso destes alimentos para ter energia?

Você pode fazer sopas leves, cozinhar os alimentos e usar eles no almoço ou jantar, café da manhã ou antes do seu treino, para serem usados como combustível para as atividades físicas. Isto porque o carboidrato ajuda a formar glicogênio muscular, combustível de longa duração para treinos pesados. Se quiser perder aqueles quilinhos, o ideal é consumir carboidratos até as 18h, uma vez que após este horário nosso metabolismo desacelera e a queima do carboidrato se torna menor, mas isso pode ser revisto caso você pratique alguma atividade física noturna.

Deixe um comentário