Os benefícios do sal rosa do Himalaia

""

O sal rosa do Himalaia anda bem popular na cozinha de chef’s e donas de casa. E você, já ouviu falar a respeito? Primeiramente é legal saber um pouco mais sobre sua origem! Por cerca de 200 milhões de anos, estes cristais de sal se originaram onde ficam as montanhas do Himalaia. Local onde há muito tempo já foi mar, este que com o movimento das placas tectônicas, a ação do tempo e a ação dos vulcões proporcionou um local intocável e puro, produzindo os famosos cristais de sais rosa. Além disso, o local se manteve cercado por gelo, o que com toda esta atmosfera, deixou este sal livre dos efeitos de poluição. Com isso, ele é considerado um dos sais mais puros existentes.

Um pouco mais sobre o sal de cozinha

O alto nível de sódio do sal de cozinha acaba o tornando um grande vilão, principalmente por acelerar a hipertensão. A ingestão exagerada dele também pode proporcionar infarto, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, entre outras doenças.

Com todos estes males, o sal rosa do Himalaia se mostra uma excelente opção para a substituição, fazendo com que o corpo absorva apenas os bons nutrientes e a quantia necessária de sódio para o seu bom funcionamento. Se formos analisar os números entre um e outro, é evidenciado que um grama de sal tem em média 400 mg de sódio, sendo que o sal rosa tem apenas 230 mg.

Um pouco mais sobre o sal rosa

Sua coloração está ligada aos seus mais de 80 minerais, mantida pelo fato deste sal não passar por processos de refinação, o que o torna ainda melhor do que o sal convencional. A alta concentração de magnésio contida, por exemplo, é ótima para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, o sal do Himalaia tem poder de desintoxicação, o que ajuda a purificar o sangue.

Benefícios como o fortalecimento da saúde do sistema digestivo também são provenientes do consumo deste sal. Ele também equilibra o corpo e seu pH e é amigo da circulação, auxiliando a diminuição da pressão arterial. Mas cuidado! O teor de cloreto de sódio é semelhante ao do sal marinho, com isso, não é bom abusar!

Como usar o sal do Himalaia

Este sal pode ser utilizado na preparação de variados pratos. Com isso, se deve adicionar cristais do sal rosa, moídos ou inteiros, durante o cozimento de seus alimentos. Como substituto do sal branco convencional, ele pode ser utilizado em qualquer receita, sendo assim, não tem nenhum segredo no seu uso. Em algumas casas especializadas de alimentos naturais, vende-se a pedra inteira do sal rosa, o qual você pode colocar na boca do fogão e usar como “chapa” para grelar alimentos.

Muitas pessoas ainda o utilizam para banhos junto à água morna, o que proporciona uma ativação da transpiração, ocasionando uma real eliminação de toxinas e uma refrescante sensação de relaxamento.

Como dissemos, encontre em casas de produtos naturais e até mesmo em alguns supermercados!

Deixe um comentário