Sabemos que o correto é sempre separar os lixos recicláveis dos orgânicos, porém, o que muitos não sabem é que nem todos os materiais que achamos que são recicláveis podem ser jogados nos cestos coloridos com os quais estamos acostumados. Então confira abaixo o que é reciclável e o que não é em cada tipo de lixo:
Na categoria papel, podemos reciclar papéis de escrever (cadernos e papéis de escritório em geral); papéis de impressão (jornais, revistas); papéis de embalagem (papéis de embrulho em geral, papel de seda, etc.); papéis limpos para fins sanitários (papéis higiênicos, papel toalha, guardanapos, lenços de papel); cartões e cartolinas (caixas de papelão e cartolinas em geral) e papéis especiais (papel kraft, papel heliográfico, papel filtrante e papel de desenho).
Já o que não deve ser considerado reciclável entre os papéis é papel vegetal, papel celofane, papéis encerados ou impregnados com substâncias impermeáveis, papel-carbono, papéis sanitários usados; papéis sujos, engordurados ou contaminados com alguma substância nociva à saúde; papéis revestidos com algum tipo de parafina ou silicone; fotografias; fitas e etiquetas adesivas.
Na categoria plástico podem ser reciclados todos os tipos de embalagens de xampus, detergentes, refrigerantes e outros produtos domésticos; tampas plásticas; embalagens de plástico para ovos, frutas e legumes; utensílios plásticos usados, como canetas esferográficas, escovas de dentes, baldes, artigos de cozinha e isopor. Porém, não podemos reciclar plásticos tipo celofane e embalagens plásticas metalizadas, como as de alguns salgadinhos.
Na categoria vidro é possível reciclar garrafas de bebida alcoólica e não alcoólica; frascos em geral (molhos, condimentos, remédios, perfumes e produtos de limpeza); potes de produtos alimentícios e cacos de qualquer um dos produtos citados.
O que não pode ser reciclado entre os vidros são espelhos; vidros de janelas; vidros de automóveis; lâmpadas; tubos e válvulas de televisão; ampolas de medicamentos; cristal e vidros temperados planos ou de utensílios domésticos.
Na categoria dos metais, são recicláveis tampas de metal; ferragens e canos; latas de aço e alumínio; chaves, esquadrias e molduras. E não podemos reciclar esponjas de aço; clipes de papel e grampos.
Agora que já sabe o que é certo para reciclagem, não se esqueça de separar tudo antes de descartar e ainda limpar ou enxaguar o que for necessário.
Veja também: Limpeza de última hora.
