Entre as leguminosas, ela merece destaque por seu alto valor nutricional. Afinal a soja contém proteínas, vitaminas e minerais em quantidades superiores às de outros grãos. Por isso é consumida nos países do oriente há mais de cinco mil anos e nas últimas décadas vem ganhando o mercado ocidental.
É considerada um alimento funcional, já que possui isoflavonas e ácidos graxos insaturados. É uma excelente fonte de minerais, como o ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B. Por isso, torna-se uma opção para aumentar a quantidade de proteínas na alimentação, sem que se aumente o consumo de alimentos de origem animal, tornando-a um dos alimentos “queridinhos” dos vegetarianos.
O Ministério da Saúde reconhece que o consumo diário de 25 gramas de proteína de soja – equivalentes a 60 gramas de grãos ou farinha de soja – pode ajudar a reduzir o colesterol, desde que seu consumo esteja associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.
A agência que regulamenta o comércio de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, conhecida como Food and Drugs Administration (FDA) também oficializou o potencial terapêutico da soja na prevenção de doenças do coração.
Baseado em estudos científicos da Associação Americana do Coração, o FDA constatou que a ingestão diária das mesmas 25 gramas de proteínas de soja indicadas para consumo no Brasil aumentam os valores de lipoproteína de alta densidade – o HDL (do inglês: High Density Lipoprotein) – presentes no sangue, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares, como o infarto, a trombose e a aterosclerose.
Outros estudos que apontam a soja como auxiliadora na prevenção de doenças crônico-degenerativas, como por exemplo, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, o diabetes e as doenças do aparelho locomotor e ainda o câncer.
Pode ser encontrada para consumo em diferentes formas. Como soja em grão, farinha de soja, extrato de soja, proteína texturizada. Também está presente em uma série de outros produtos, como óleos vegetais, massas e biscoitos. Quando cozida, pode ser ingrediente de sopas, almôndegas de soja, tortas, esfihas, entre outros.
Há ainda certo receio no consumo da soja, pois na hora de prepará-la, se não houver a realização de um choque térmico, é quase certo que o grão torne-se praticamente intragável, apresentando um forte sabor amargo. Foi pensando na sua comodidade e praticidade na hora de preparar alimentos, é que a Vapza traz para você a soja cozida a vapor e embalada a vácuo, mantendo todos os nutrientes de grão e sem nenhum amargor. Experimente!
Cozido de Legumes com Soja
Ingredientes
1 colher (sobremesa) de Azeite de oliva
2 colheres (sopa) de cebola picada
1 dente de alho amassado
40 gramas de abobrinha picada
1/2 cenoura picada
1 xícara (café) de água
sal a gosto
pimenta-do-reino branca a gosto
1/2 tomate picado
2 colheres (sopa) de salsinha
2 colheres (sopa) de grãos de Soja Vapza
Modo de preparo
Refogue no azeite, a cebola e o alho. Junte a abobrinha e a cenoura e continue refogando. Acrescente a água, o sal e a pimenta e cozinhe em fogo baixo. Quando a cenoura já estiver macia adicione o tomate, a salsinha e a Soja Vapza cozida a vapor e deixe cozinhando por mais 2 minutos. Sirva quente.
Rende 6 porções.
Início » O que é que a soja tem?
Você também pode gostar de:
Os cuidados na alimentação dietética
28/10/2020
Os cuidados na alimentação dietética
28/10/2020