Todos sabem que ter higiene manter a cozinha limpa evita que os alimentos sejam expostos a bactérias e consequentemente se tornem um foco de contágio para toda a família.
Mas, muitas vezes, por mais que sejam usados os produtos de limpeza certos e que os eletrodomésticos estejam limpos, alguns detalhes são deixados de lado, e são eles que podem colocar os alimentos em risco.
- Esponja
A esponja por exemplo, é um dos maiores focos de bactérias. Por entrar em contato com muitos restos de alimentos, e pela umidade que carrega, pode causar a proliferação de organismos prejudiciais que podem ser repassados para as mãos, alimentos e até para recipientes. Por isso, elas devem ser trocadas uma vez por semana.
- Panos de cozinha
O pano “faz-tudo” na cozinha também tem os mesmos problemas da esponja. Para evitar o contágio, sempre depois de terminar os serviços na cozinha deixe-o em um balde com água e água sanitária.
- Pia
O ideal é lavar a pia com detergente neutro e água sanitária depois da utilização. É importante também retirar o excesso de água com o rodo de pia.
- Produtos enlatados
Um dos cuidados básicos com produtos enlatados é a higiene da lata antes da abertura, para evitar o contato de possíveis sujeiras com o alimento. Se não utilizar todo o conteúdo da lata, coloque o restante em um refratário de vidro para guardar na geladeira, para evitar a oxidação da lata e a contaminação do alimento.
- Higiene das mãos
Antes de lavar bem as mãos para preparar o alimento, retire todas as joias. Lave as mãos com um detergente neutro e não se esqueça de enxaguar bem, pois o excesso de detergente também pode fazer mal à saúde.
Veja também: Dicas para manter a casa organizada
Visite o site da Vapza
