Não é de hoje que a versão de que a feijoada foi criada pelos escravos é contestada por historiadores e pesquisadores, que afirmam ser uma lenda romântica para ocultar as relações sociais entre brancos e negros à época da escravatura. Basta conferir em alguns receituários para aferir que muitos dos ingredientes da feijoada constam em dezenas de pratos portugueses, inclusive o rabo, o focinha, a orelha… do porco.
O hábito de agregar embutidos e carnes ao feijão foi, certamente, intuição. Bom, deixando de lado fatos e partindo para o ato, o bom mesmo é encarar uma boa feijoada. Para tanto, não tem tempo ruim. Seja sob o sol escaldante do Nordeste, no frio do Sul, ou nas calçadas dos tradicionais botequins paulistanos (Sudeste), de quarta-feira e de sábado, se não reservar a cumbuca, fica sem rapidinho. Desta feita, a refeição foi preparada como manda o figurino. No fogão a lenha e em panela de barro.
Lógico que depois de agregar os embutidos e as carnes de sua preferência, a feijoada foi finalizada em outro recipiente, pois é prato que rende. Prato para todas as classes sociais chamarem de seu. Bom, além do feijão cru, bem temperado e cozido morosamente na brasa, algumas embalagens da feijoada Vapza foram agregadas e conferi o que uma admiradora dos produtos da marca um dia me falou: “tem mais carne do que feijão”. Depois, bastou agregar os ‘gordos’ de que não abro mão (rabo, pé e orelha), engrossar o caldo e chamar a família, os amigos, os vizinhos…… Para a entrada, preparo um Caldinho de Feijão que já é tradição. Não há quem deixe de provar!!
CALDINHO DE FEIJÃO PARA ACALENTAR O APETITE
Ingredientes
– 500 gramas de feijão preto cozido
– 1 cabeça de alho, com os dentes picados e fritos para finalizar as canecas individuais
– Uma xícara de chá de vinagrete (salsinha, cebolinha, tomate, suco de limão, azeite de oliva, verde – salsinha e cebolinha picadas)
– 3 doses de pinga
1 copo de suco de limão cravo
– 1 pimenta dedo-de-moça picada
Modo de preparo
Primeiro preparar o vinagrete, deixando a cebola, a pimenta e o alho marinando no limão mais azeite por, ao menos, duas horas. Suaviza o sabor e elimina a ardência da cebola picada. Aquecer a panela de barro e regar o azeite. Dourar o alho e reservar. Retirar cerca de 1 litro do caldo da feijoada passando pela peneira para não misturar as carnes nem os grãos. Processar agregando um pouco de água, se ficar espesso por demais. Passar na peneira novamente para eliminar o que restou de cascas. Voltar para a panela, colocar o suco de limão. Aquecer bem e agregar três doses de pinga. Flambar e misturar uma boa quantia do vinagrete já pronto e servir.
