Segunda-feira é o dia mundial do início das dietas. Mas muito melhor do que se render à restrições alimentares malucas é conhecer bem os alimentos e consumí-los com consciência, inteligência e principalmente mantendo a saúde. É por isso que o blog da Vapza fala hoje sobre as pirâmides alimentares.
A pirâmide alimentar é um esquema gráfico, responsável por distribuir os vários tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas nas refeições de pessoas saudáveis.
Além disso, são utilizadas por nutrólogos como uma ferramentas que auxiliam na adoção de hábitos alimentares saudáveis. A primeira pirâmide foi criada nos Estados Unidos, em 1992, quando o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (UEDA, na sigla em inglês), montou o primeiro esquema. Baseada no modelo norte americano, a pirâmide brasileira foi criada por pesquisadores da
Universidade de São Paulo (USP), em 1996.
Os especialistas garantem que todos os alimentos podem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que sejam observadas a qualidade, a quantidade e a harmonia dos itens que compõem a refeição. A formulação da pirâmide pode variar, mas suas diretrizes sempre serão as mesmas, confira:
É importante que você coma uma diversidade de alimentos;
Mantenha um peso saudável;
Sua dieta alimentar deve ser rica em vegetais, frutas e grãos;
Evite gorduras de qualquer tipo, escolha alimentos que não aumentem seu colesterol ou contenham gordura saturada;
Use sal e açúcar com moderação;
Evite o consumo de álcool e quando o fizer, que seja moderado.
Para seguir a pirâmide dos alimentos, é preciso uma mudança de atitude e de comportamento. Se você conseguir adequar sua alimentação a ela, terá a garantia de todos os benefícios de uma alimentação equilibrada, dentre eles, a possibilidade de uma vida mais longa e saudável.
A pirâmide brasileira se baseia em uma dieta alimentar de 2.000 calorias, indicada para indivíduos adultos. No caso de crianças e adolescentes, requer adaptações, visando atender às necessidades específicas dessas faixas etárias. Por isso, é importante que antes de tomar qualquer atitude você consulte um especialista. Ele poderá ajudar da maneira correta, adaptando a pirâmide alimentar ao seu estilo de vida.