Dicas para congelar alimentos

""

Congelar alimentos é uma boa forma de se conservar a comida sem que sejam perdidos nutrientes, prolongando a validade e evitando desperdícios. Alguns cuidados devem ser tomados antes de congela-los, como observar o período que a comida pode ficar congelada, quais são os melhores modos para esta conservação, recipientes corretos. Quanto antes acontecer este congelamento, a garantia de conservação do sabor e propriedades do alimento será certa.

Preparar a comida para congelar é uma tarefa muito simples e fácil, além de dar mais praticidade ao dia-a-dia, garantindo que a gente continue comendo bem.

Alimentos que não podem ser congelados

Folhas como alface, rúcula e agrião perdem consistência e sabor ao serem congeladas. Isto também ocorre com as frutas. Deve-se congelar frutas apenas para serem consumidas em forma de suco, geleias ou em calda, nunca para serem comidas ao natural. Também evite congelar queijos com pouca gordura, iogurtes, ovos, maioneses e alimentos com grande concentração de leite e ovos. Esses alimentos não congelam bem.

Verduras e legumes

Esse tipo de alimento deve ser primeiro cozido para depois ir ao congelador. Uma dica bacana é que não se deve deixar esses alimentos no ponto de consistência de consumo, pois após descongelados, provavelmente eles irão novamente ao fogo. Deve também ser feito o processo conhecido como branqueamento para conservar cor e sabor. O processo é muito simples: mergulhe o alimento em água fervente; depois, ele deve ser mergulhado em água com gelo.

Carnes

Para congelar carnes, basta apenas conservá-las em recipientes propícios. Elas têm uma longevidade boa, podendo ficar congeladas por até 4 meses. Um cuidado especial deve ser feito com a conservação dos frutos do mar. Para isso, eles precisam ser bem limpos. Lagosta, polvo, mariscos, caranguejo e siri devem ser cozidos antes do congelamento, já o camarão deve ter a cabeça retirada.

Cuidados que devem ser tomados

  • Alimentos condimentados ficam com um sabor mais acentuado após congelamento.
  • Devem ser utilizados materiais propícios para o congelamento, como sacos especiais para serem utilizados no freezer, papel alumínio, bandejas de alumínio descartável, entre outros.
  • Deixe para temperar os alimentos apenas após o congelamento. Além da conservação durar mais tempo, o alimento ficará ainda mais gostoso.
  • Para que o alimento não fique muito tempo no congelador e acabe estragando, é bom sempre anotar na embalagem o dia que ele foi congelado. Use etiquetas!
  • Deixe as comidas resfriarem antes de colocar no congelador. A temperatura ambiente é ideal. Além de poder perder nutrientes do alimento, comidas quentes podem estragar o congelador/freezer, reduzindo seu desempenho.
  • Uma dica é que a temperatura ideal para conservação dos alimentos seja de -18°C.

Com essas dicas, ficará mais fácil congelar carnes, marmitas para a semana, aquela sobremesa ou qualquer outro alimento que desejar! Conhece mais alguma dica? Comente!

Deixe um comentário