Comer bem é algo prazeroso, principalmente quando está relacionado a culinárias que fogem da rotina. Variar o cardápio é ótimo e contribui para o bem-estar, porém, na maioria das vezes, acabamos cometendo exageros por não conhecermos as propriedades nutricionais dos pratos, preocupando-nos com a balança.
Assim como todas as outras, a culinária mexicana possui “vilões e mocinhos”. São tantas opções que fica difícil resistir, por isso, o ideal não é abrir mão dos pratos preferidos, mas sim fazer trocas inteligentes ou optar pelas versões menos calóricas.
As receitas mexicanas são coloridas, aromáticas e bastante condimentadas. Além disso, muitos delas contêm queijos gordurosos, carne e óleo, tornando-se calóricas e vilãs da dieta. Para evitar o ganho de peso, a dica é degustar os pratos que levam com moderação esses ingredientes, consumindo apenas pequenas porções.
Os mexicanos são loucos por pimenta, o que reflete nos pratos da culinária típica. Se você é fã do tempero, aproveite a oportunidade, pois estudos já demonstraram que ele auxilia no emagrecimento. Use a pimenta e outros condimentos a seu favor, deixando os pratos ainda mais saborosos e agregando poucas calorias a eles.
O chilli, que nada mais é que feijões combinados a pimenta, é uma opção saudável e saborosa presente na culinária mexicana, apresentando poucos riscos à dieta. O único cuidado que se deve tomar é quanto ao modo de preparo do prato, utilizando pouco óleo, e os acompanhamentos, não consumindo queijo e frituras.
Para ajudar a compor os pratos, a culinária mexicana conta com muitas opções de molhos. Os nachos, uma das receitas mais características do México, geralmente são acompanhados por um molho à base de queijo. Outros pratos vêm acompanhados de barbecue, que, assim como o molho dos nachos, agrega calorias significativas às receitas.
O guacamole, feito com abacate e especiarias, serve de acompanhamento para saladas e aperitivos. Mas, apesar de ter como base uma fruta, é um prato bastante calórico e que deve ser consumido com moderação por aqueles que estão atentos aos ponteiros da balança. As tortilhas, feitas de farinha de trigo e ricas em carboidratos, também são bastante calóricas e servem como acompanhamento para variados recheios, mas, para não fugir da dieta, prefira os sem queijo e com pouco molho.
Uma dica para manter o controle e ter uma refeição mexicana saborosa e completa é seguir este exemplo de cardápio: uma porção de salada de repolho, uma quesadilla (tortilha recheada) vegetariana e uma porção de frijoles fritos (feijão cozido, amassado e frito). Uma refeição assim contém apenas 390 calorias, o que não pesa na balança e é ainda mais prática se preparada com o Feijão Vapza.
Veja também: As variedades do feijão.
————————————————————————————–
Pioneira no segmento de produtos embalados a
vácuo e cozidos a vapor, a Vapza possui uma
completa linha de alimentos práticos, saudáveis
e saborosos que facilitam sua vida.
Confira: https://vapza.com.br/