Muitas mães gostam de levar os filhos pequenos para ajudar na cozinha enquanto preparam as refeições. Principalmente agora no período de férias escolares, em que as crianças ficam mais em casa, os pais precisam inventar atividades diferentes para tirar os filhos dos videogames, televisões e computadores.
E, tomando as precauções necessárias para a segurança das crianças na cozinha, a experiência tem tudo para dar certo.
Veja algumas dicas:
– Não deixe a criança sozinha na cozinha sob nenhuma hipótese.
– Se a criança for participar da preparação dos alimentos, escolha uma receita simples e fique com todas as tarefas que exijam a utilização de utensílios como facas, tesouras, assim como liquidificador e fogão.
– Deixe claro antes do início da atividade que a criança não ficará com nenhuma tarefa que a ponha em risco.
– Evite pegar seu filho no colo enquanto estiver em frente ao fogão.
– Coloque um avental na criança para que ela sinta que está participando ativamente da preparação. A proteção também ajuda a evitar um pouco da bagunça e o serviço de lavar a roupa depois.
– Nunca deixe a porta do forno aberta quando a criança estiver por perto.
– Separe antecipadamente todos os ingredientes necessários para a receita para que seu filho não saia de vista.
– Mantenha seu filho a uma distância segura do fogão e das panelas quentes. Deixe-o com as atividades mais simples e com alimentos frios.
No final, deixe que as crianças raspem as panelas e mostre o resultado que elas ajudaram a fazer. Elas com certeza ficarão orgulhosas e comerão com muito mais gosto.
Veja também: 7 dicas para melhorar o lanche escolar do seu filho
Visite o site da Vapza!
