Como montar a mesa: posicionando copos e talheres

Saber montar a sua mesa, dispondo os talheres corretamente pode lhe render pontos positivos na hora daquela refeição um pouco mais formal. Em refeições sociais é elegante e de bom tom saber posicionar cada talher e cada copo, deixando sua mesa muito mais bonita e com um ar bem mais elegante. Com isso, selecionamos algumas dicas essenciais para que você monte uma mesa incrível.

Um pouco sobre cada talher:

  • Colher: é o talher mais simples, variando apenas os tamanhos, sendo a menor para as sobremesas e a maior para sopas.
  • Garfo: o maior deve ser usado para a maioria dos alimentos, o menor para sobremesas e os diferenciais para peixes, saladas e ostras.
  • O garfo diferencial para peixes possui dentes mais espessos para separar espinhos. Já o garfo para saladas tem dentes mais largos para dobrar melhor as folhas. Por fim, o garfo para ostras detém um formato característico para consumo da iguaria.
  • Faca: assim como os garfos, as facas também são variadas. As com serras normais são usadas para os principais alimentos, já as com serras exuberantes e marcadas são específicas para carnes. A única carne que pede uma faca especial é o peixe, a qual é um pouco mais afiada na ponta, auxiliando o garfo de peixe na separação dos espinhos e sem serras para não desmanchar o alimento.

O posicionamento dos talheres

Os talheres devem ser posicionados de forma com que os garfos fiquem à esquerda do prato. Já as facas ficam à direita do prato, com as serras voltadas para dentro. Ao lado das facas também é disposta a colher e o garfo de ostras. Os talheres diferenciais devem ficar ao lado dos mais tradicionais e os talheres menores, para as sobremesas, devem ser colocados acima do prato. Já o guardanapo, pode estar em cima do prato base ou ao lado dos garfos.

As taças podem ser até cinco, mantendo uma ordem em que sempre as de menor tamanho estejam à frente das taças maiores. A ordem fica mais ou menos assim: a de água primeiro, sendo posicionada acima das facas, logo em seguida vem a de champanhe e partir dela é posicionada a de vinhos e assim por diante.

Uma dica valiosa é nunca deixar utensílios sobrando. Se não tiver champanhe em seu cardápio, a taça pode ser dispensada. Da mesma forma, se não tem peixe no seu menu, o talher diferencial pode ser descartado no momento de arrumar a mesa. É elegante que os utensílios não fiquem todos amontoados e que exista um espaço igual entre eles. Sempre lembrando que a harmonia é fundamental, tornando a composição muito mais organizada.

O posicionamento de cada item em uma mesa faz toda a diferença naquele almoço sofisticado. Saber dispor todos os elementos que devem conter na mesa de forma satisfatória durante uma refeição mais formal é essencial. Com essas dicas, você certamente vai arrasar no próximo evento em que seja anfitrião. Só não esqueça também de deixar o ambiente com a sua cara. Invista em uma mesa bem decorada, com flores e enfeites que deixarão o ambiente mais acolhedor, bonito e especial.

Deixe um comentário