Hoje a nossa dica é sobre um tema muito importante que acaba não tendo a atenção que merece.
Ao preparar uma receita, muitas vezes acabamos não consumindo a quantidade produzida por completo, o que nos leva a guardar as sobras para consumir futuramente, não é mesmo?
Em casa, eu e a minha mãe costumamos cozinhar quantidades um pouco maiores do que iremos consumir naquele momento já pensando em guardar um pouco para mais tarde, para o dia seguinte ou até mesmo para quando sentirmos vontade de comer o prato novamente.
É exatamente sobre isso que quero alertar na postagem de hoje, a hora do armazenamento destes alimentos. Parece algo simples, mas não é, poucas pessoas tem o conhecimento de que guardar a comida de forma errada pode causar graves riscos à saúde.
Essa tarefa deve ser feita com muita atenção e cuidado, afinal qualquer descuido pode resultar em contaminações e proliferações de bactérias.
Quer um exemplo? Quanto mais tempo a comida fica exposta ao calor, há mais chances de contaminação.
A nossa dica é: após as refeições, leve as sobras rapidamente à geladeira em um recipiente limpo e fechado, assim, você irá evitar qualquer tipo de problema. Pois a baixa temperatura evita que isso aconteça, além de ser uma forma de reduzir a perda de nutrientes dos alimentos.
Outra dica: quanto mais água houver na composição do alimento, mas chances ele tem de se deteorizar mais rápido, isso acontece porque os micro-organismos precisam de umidade para se multiplicar.
Aproveitando o assunto, caso você queira levar a panela de comida à geladeira, sem problemas, porém, devemos ter o cuidado de fechar ela corretamente, evitando a exposição do conteúdo. Além disso, não podemos de jeito nenhum deixar as panelas com comidas em cima do fogão ou dentro do forno por muito tempo, pois isso pode ser a chave para uma intoxicação alimentar grave. Não sabemos onde as bactérias estão, só sabemos que elas estão dispostas à nos atacar, e o melhor caminho é através dos nossos alimentos.