Como evitar a dor de estômago

"como-evitar-dor-estômago"/

Não é nada fácil: você passa o mês inteiro cuidando da dieta e regulando cada alimento que põe na boca, então vem aquele dia no qual não dá para evitar e você come até não aguentar mais e sente uma incrível dor de estômago. Uma ceia de Natal, um rodízio, uma festa cheia de docinhos e salgadinhos, aquele almoço de domingo no qual fizeram o seu prato favorito, não importa como, o dia de sair da dieta chega.

O problema é o dia seguinte ao banquete. Além de ter de lidar com aquela culpa normal de quando se quebra a dieta, seu estômago, que já não está mais acostumado a comer tanto assim, começa a doer.

Veja também: Proteja-se das viroses gastrointestinais.

O primeiro passo para diminuir as chances desse incômodo é evitar fumar, ingerir bebidas alcoólicas e consumir comidas gordurosas em excesso. As gorduras presentes no óleo, na manteiga e no creme de leite são pesadas e de difícil digestão. Carnes gordurosas devem ficar longe de quem não quer ter dor de estômago.

O consumo exagerado de líquidos faz o estômago inchar e isso dilui as enzimas e os ácidos presentes no estômago, responsáveis pela digestão, aumentando a probabilidade da dor.

Também não é recomendado deitar logo depois da refeição. A ação da gravidade sobre o alimento no corpo impede o refluxo esofagogástrico, especialmente se o estômago estiver muito cheio.

Caso você tenha perdido o controle e feito tudo o que não podia contra a sua dieta, há algumas dicas que podem ajudar:

Leite: embora o leite reduza a dor, ele também neutraliza a ação dos ácidos que digerem a comida no estômago, então evite bebê-lo quando estiver com dor.

Suco de couve: há alguns sucos que podem ajudar, como o de couve, que protege o estômago, mas deve ser tomado sem coar.

Abacaxi: a fruta contém uma enzima chamada bromelina, que contribui na digestão de carnes.

Mamão: o nutriente papaína, presente no mamão, é um grande colaborador da digestão. Uma fatia é o suficiente para notar sua ação.

Visite o site da Vapza.

Deixe um comentário