Cada preparo tem um tipo ideal de panela para ser usada. Mas, além de escolher o tipo certo de panela, ela deve estar em boas condições de uso para não oferecer riscos de contaminação para a comida e causar algum mal à saúde de quem a consumir.
Veja algumas dicas que a Vapza trouxe sobre como conservar e limpar os diferentes tipos de panela:
Panela de alumínio
É o tipo mais comum encontrado nas cozinhas. O cuidado mais importante aqui é o de não raspá-la, pois ela libera metais tóxicos que podem contaminar os alimentos. Prefira usar colheres de pau, de plástico ou de silicone. Use o lado macio da esponja para lavá-la.
Panela de inox
A panela de inox é mais resistente e não oferece riscos de liberar substâncias tóxicas. Tem uma boa distribuição de calor, mas não é indicada para fritura ou cozimento por ter capacidade de manter as temperaturas muito altas. Na limpeza, não use esponja de aço, para que não seja removida a camada protetora.
Panela de ferro
É pesada, resistente e conserva a temperatura da comida. A panela libera ferro durante o cozimento, por isso não conserve alimentos dentro dela, para evitar a oxidação. Na limpeza, não use esponja de aço e coloque-a na chama do fogão para secar.
Panela de teflon
Esse tipo de panela tem uma camada que impede que os alimentos grudem, o que torna a limpeza mais fácil. Evite esponja de aço para conservar a camada de proteção por mais tempo.
Veja também: Utensílios que você deve ter na cozinha
