A vida é uma questão de saber combinar. Combinar trabalho e estudo, combinar aluguel e salário, combinar horários, decoração, roupa.
No mundo da alimentação, isso não é diferente. Combinar alimentos é uma arte e não envolve apenas a questão de sabor. A união de determinados alimentos resulta em ganhos muito positivos para o organismo. De acordo com o cientista de alimentos Edson Credídio, em entrevista à revista Superinteressante, "os nutrientes interagem entre si, melhorando ou dificultando a absorção pelo organismo”.
Confira algumas combinações:
Combinar dois carboidratos: Quando você come batata frita e pão, por exemplo, fica com fome logo, já que a digestão dos carboidratos é rápida. Por isso, não é uma boa combinação.
Combinar carboidrato e proteína: A proteína dá mais trabalho para o corpo, então toda a digestão fica mais lenta e faz com que demore mais para o apetite voltar. Essa combinação, é ótima para ajudar na hora em que a vontade de comer alimentos gostosos que não são tão saudáveis bater. Por exemplo: se você misturar batata frita com uma carne magra, como patinho ou maminha, você vai comer menos batata frita.
![]() |
![]() |
Combinar carboidrato, proteína e fibras: Além do carboidrato e da proteína, é muito saudável acrescentar fibras ao mix. Elas estão presentes em vegetais, como: alface, cenoura, beterraba, espinafre e brócolis. Além disso, têm o mesmo efeito diluidor de apetite.
![]() |
![]() |
Combinar feijão e arroz: O feijão, rico em fibras, faz um par perfeito com o arroz, de fácil digestão. Uma pesquisa da Unicamp comprovou que, juntos, arroz e feijão aumentam a concentração de flúor na saliva, prevenindo cáries.
![]() |
![]() |
Combinar feijão e alimento com bastante vitamina C: O ferro do feijão não é assimilado automaticamente pelo organismo. Esse nutriente precisa de um composto que se ligue a ele e o torne mais diluído. E quem assume essa função é o ácido ascórbico – a vitamina C, que pode ser encontrada na rúcula, no pimentão e na laranja, por exemplo.
![]() |
![]() |
![]() |
Combinar tomate e azeite: O tomate é rico em licopeno, que retarda o envelhecimento das células, e a gordura do azeite ajuda a reter o licopeno do tomate (cru ou cozido, tanto faz), turbinando a eficiência do vegetal.
Veja também: Confira 8 dicas para seu filho comer melhor
————————————————————————————–
Pioneira no segmento de produtos embalados a
vácuo e cozidos a vapor, a Vapza possui uma
completa linha de alimentos práticos, saudáveis
e saborosos que facilitam sua vida.
Confira: https://vapza.com.br/
