Existem muitas mulheres que sofrem com a TPM, outras nem sentem. A TPM, ou tensão pré-menstrual faz parte da vida feminina após entrar na puberdade e que pode chegar a influenciar na rotina delas. As idades mais afetadas ficam entre os 14 e 40 anos, chegando em alguns casos a atingir mulheres de até 60 anos. Muitas mulheres recorrem aos medicamentos, como anti-inflamatórios que aliviam a dor, diminuem a inflamação e reduzem a febre, ou terapias hormonais que afetam os processos corporais por meio da regulação da atividade dos órgãos. Entretanto, com uma alimentação correta é possível melhorar os sintomas e evitar grandes transtornos causados pela TPM.
Sintomas mais comuns da TPM
O conjunto de sintomas que ocorrem nas mulheres, normalmente entre a ovulação e a menstruação são vários. Mudanças no estilo de vida e medicamentos podem reduzir os sintomas, mas uma alimentação equilibrada e saudável pode trazer grandes benefícios ao corpo. Os sintomas da TPM podem ser os mais variados, por exemplo:
- Dores locais: mama, músculos ou pélvis.
- No corpo: letargia (estado de profundo sono), fadiga, fome excessiva ou perda de apetite.
- No aparelho gastrointestinal: constipação, gases excessivos ou retenção de líquido.
- No humor: desesperança, ansiedade ou descontentamento geral.
- Também é comum: inchaço, acne, alteração de humor, depressão, dor de cabeça, falta de concentração, ganho de peso, insônia ou irritabilidade.
Alimentos para aliviar os sintomas da TPM
São vários os alimentos que aliviam os sintomas da TPM. Eles vão desde o chocolate (70% cacau), aveia, banana, frutas, legumes vermelhos e peixes. Estes alimentos servem para aliviar o inchaço, mas também é recomendável praticar exercícios, além de evitar consumo de açúcar e sal em excesso. Também ressaltamos que não é recomendado ficar em jejum por muito tempo. Isso, ajuda a evitar a hipoglicemia e a necessidade de consumir alimentos doces.
Alguns alimentos que podem amenizar os sintomas da TPM
Cereais Integrais: são capazes de estabilizar a glicemia e eliminar a compulsão pré-menstrual por doces. Além de serem excelentes fontes de proteínas, fibras, vitaminas B, E e sais minerais. Você pode consumir: milho, cevada, aveia, centeio, trigo-sarraceno e arroz integral.
Leguminosas: com alto teor de carboidratos complexos e proteínas. Elas ajudam a regular a glicemia, estabilizando o humor, a ansiedade. A soja é indicada para mulheres na TPM, pois é fonte de estrogênio, o que ajuda a normalizar os níveis de estrogênio no corpo, assim reduzindo os sintomas da TPM. É indicado também consumir: lentilhas, feijões de todos os tipos, grão-de-bico, feijão azuki e ervilhas verdes.
Sementes Oleaginosos: são ótimas fontes de proteína vegetal e devem ser consumidos crus e sem sal, pois as torras e salgadas apenas piorarão os sintomas. Aproveite e faça um mix de sementes utilizando: nozes, amendoim, amêndoas e pistache.
Hortaliças verdes: tem grandes níveis de vitamina A, magnésio, cálcio e outros nutrientes que aliviam os sintomas da TPM. Então coloque no seu prato, pelo menos uma dessas hortaliças: couve, mostarda, cenoura, nabos, brócolis e couve de Bruxelas.
Hortaliças vermelhas, alaranjadas e amarelas: são ótimas fontes de carboidratos complexos e fibras que reduzem a hipoglicemia e as oscilações de humor causados pela TPM. A grande concentração de vitamina melhora o sangramento menstrual intenso e a acne. Os alimentos mais indicados são: cenoura, pimentão, batata doce e abóbora.
Então, quando o período menstrual chegar, você terá ótimas opções de alimentos para ajudar a passar pelas cólicas!
