Sempre que alguma amiga ou qualquer pessoa próxima começa a fazer uma dieta para perder aqueles quilinhos indesejáveis, ouvimos a mesma coisa: “Vou cortar carboidratos durante a noite”, ou seja, nada de pães e massas.
Várias revistas, sites e blogs costumam dar essa dica ao falar sobre regimes, porém, o que você não sabe é que essa história de cortar determinados alimentos em função de que após o jantar dormimos e não gastamos tanta energia como durante o dia pode ser um mito.
Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, fazer o corte de carboidratos durante a noite não garante a melhor dieta e ainda pode prejudicar a sua saúde, pois o que vale mesmo é o balanço do dia.
Os carboidratos são a principal fonte de energia do cérebro e dos músculos. Se passar muitas horas sem comer alimentos com fontes desse nutriente, seu organismo vai perceber a falta e passar a produzi-lo a partir de outras fontes de energia e, nesses casos, o que ocorre é que nosso corpo passa a utilizar a proteína contida na massa muscular.
O ideal mesmo é realizar várias pequenas refeições durante o dia para evitar a fome em excesso. Além disso, durante as refeições não é recomendável beber muito líquido; o ideal é beber água mais ou menos uma hora antes das refeições.
Veja também: Como driblar a ansiedade durante uma dieta.
