Acompanhe conosco a última história da campanha Câncer de Mama, Eu Venci. Ao longo do mês reunimos histórias reais de mulheres que enfrentaram o câncer de mama sem medo, com a força da família e apoio médico. Há prevenção! O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Fique atenta você também 🙂
"Sou Dircélia Novik agora com 52 anos, solteira, moro em Colombo.
Quando eu tinha aproximadamente 34 anos. em 1997, descobrimos um nick 3 no útero. Muito preocupada, fiz conização e fiquei com 15% do útero. Hoje estou Curada graças a Deus.
Depois, quando eu estava com 45 anos, tive um filho mesmo com 15% do útero, e amamentando descobri um câncer de mama carcinoma mama esquerda (C50.9).
O que mais me doeu na época foi eu ter que secar meu leite.
Depois fiz 6 sessões de quimioterapia e 38 radioterapias, perdi cabelos, pelos (costumava falar que economizei com shampoo e depiladoras) e ganhei minha saúde de volta. Hoje ainda faço acompanhamento preventivo, já que tive por duas vezes câncer.
Obtive forças de meu filhos, eles renovavam minhas forças a cada dia para não desistir e conseguir chegar a cura.
Fazer o exame do toque pode deixar o tratamento menos doloroso e mais rápido, sempre como se diz popularmente: “prevenir é melhor do que remediar”.
