Conforme a idade vai chegando, a massa muscular diminui e o metabolismo fica mais lento. A combinação desses dois fatores resulta na redução do número de calorias que são necessárias para manter o peso atual.
O metabolismo é a capacidade do organismo de transformar os alimentos em energia ou, se você comer demais, em gordura. Normalmente, ele começa a desacelerar por volta dos 40 anos.
Depois disso, se o consumo de calorias continuar o mesmo, sem alterar seu nível de atividade física, o percentual de gordura vai aumentar gradualmente. Um quilo ou dois por ano pode não parecer muito à primeira vista, mas ao longo do tempo pode ser bastante prejudicial.
Veja algumas dicas para manter seu peso, mesmo com o passar dos anos:
Vida ativa – A atividade física pode ajudar a manter seu peso de duas maneiras diferentes. A musculação ajuda a manter ou até aumentar a massa muscular, o que pode acelerar o metabolismo, e isso permite a queima de algumas calorias extras a cada dia. As atividades aeróbicas queimam calorias enquanto o corpo está em movimento, além de ser bom para o coração.
Controle de calorias dos alimentos – Calcule a sua necessidade diária de calorias e mantenha o controle. Lembre-se de voltar e recalcular as calorias a cada ano.
Cuidados na alimentação – Embora o número de calorias seja menor, lembre-se de que ainda é necessário manter a quantidade diária de vitaminas e minerais. Escolha alimentos ricos em nutrientes como frutas e vegetais verdes e coloridos, que são baixos em calorias e ricos em vitaminas e minerais. Fontes de proteína magra, como peixe e marisco, são baixas em calorias e contêm ácidos graxos e ômega-3. Certifique-se de consumir também fibras, legumes e frutas.
Cuidado com o consumo de álcool – O álcool tem mais calorias por grama que qualquer carboidrato ou proteína, mas não tem nenhum outro valor nutricional. Além disso, ele é muitas vezes combinado com açúcar, que agrega ainda mais calorias.
Veja também: Bons conselhos para quem quer emagrecer
