A chef gaúcha Helena Rizzo, do restaurante paulista Maní, foi eleita a melhor chef mulher do mundo pela revista “The Restaurant”. A entrega do prêmio Veuve Clicquot, que faz parte do "World´s 50 Best Restaurant Award", deve ser entregue em uma cerimônia no dia 28 de abril, em Londres. No ano passado, a chef foi eleita a melhor chef mulher da América Latina.
O comunicado oficial que anunciou a escolha de Helena considerou o trabalho da chef “um exemplo de uma cozinha inovadora, mas também com alma”, e isso resultaria “numa comida terrivelmente excitante, mas acessível”.
A chef começou a vida profissional como modelo, mas logo trocou as passarelas pela cozinha. Em 1997, estagiou no restaurante Boanne, tendo o aclamado chef francês Emmanuel Bassoleil como tutor. Após essa experiência, Helena assumiu a cozinha do Na Mata Café. Nessa época, estigmatizaram-na como chef-modelo, alcunha que, na época, incomodava Helena, que desejava ser reconhecida apenas por seu trabalho na cozinha.
Para fugir dessa fama, partiu para a Europa. Lá trabalhou em diversos restaurantes ao longo de 4 anos. Passou por dois estabelecimentos na Itália e, em seguida, foi para Espanha, país em que conheceu seu marido, o também chef Daniel Redondo. Além disso, ela ganhou experiência passando por mais 8 restaurantes, incluindo trabalhos e estágios.
Após a temporada pelos países da Europa, Helena voltou ao Brasil e, logo que desembarcou, foi procurada por sua amiga, a atriz e apresentadora Fernanda Lima, para comandar a cozinha do Maní Manioca. A partir de então, Helena assumiu o posto de Chef, junto com seu marido. Em 2009, ela foi eleita a melhor chef do ano pela revista Veja São Paulo, sendo a primeira mulher a receber o prêmio. Em 2012, o restaurante em que é chef – que mescla o melhor da cozinha nacional com as tendências mundiais – entrou na lista dos melhores do mundo.
Em declaração oficial, ela falou estar muito grata pelo título: “É claro que eu estou muito feliz e honrada por receber esse prêmio e também muito agradecida por isso! No Maní, tentamos dar o nosso melhor todos os dias, às vezes erramos, mas também às vezes a gente acerta (…). Tomara que esse prêmio faça que o mundo fique de olho no trabalho das cozinheiras e na gastronomia maravilhosa que temos no Brasil”.
Um dos pratos que mais ganham destaque no Maní é o Risoto de Beterraba. O diferencial da receita é cozinhar o arroz em um caldo de beterraba. O prato ainda recebe um tratamento final com brotos de beterraba, coalhada, cubos de beterraba e azeite de trufas. Quer tentar em casa? Experimente prepará-lo com a Beterraba em Cubos Vapza!
Veja também: Utensílios de cozinha criativos e inteligentes
————————————————————————————–
Pioneira no segmento de produtos embalados a
vácuo e cozidos a vapor, a Vapza possui uma
completa linha de alimentos práticos, saudáveis
e saborosos que facilitam sua vida.
Confira: https://vapza.com.br/
