As diferentes regras de etiqueta pelo mundo

"etiqueta-vapza"

No Brasil, arrotar à mesa é uma tremenda falta de educação, já na China, ao arrotar o convidado demonstra para o anfitrião que a comida o deixou muito satisfeito, sendo, portanto, uma gentileza. Em culturas diferentes, as regras de etiqueta também sofrem alteração. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas básicas de como se comportar na hora da refeição em alguns países, para que você não faça feio na próxima viagem. Confira:

Portugal

"portugal-vapza"

É considerado falta de educação pedir temperos como sal ou pimenta. Se eles não estão na mesa é porque o chef não acha necessário acrescentar mais nenhum condimento ao prato, e a atitude pode soar arrogante. Lá as gorjetas são bem comuns, deixe o equivalente a 10% do serviço, assim como no Brasil.

França

"frança-vapza"

A primeira regra de etiqueta francesa é deixar o seu punho sobre a mesa, procure não descansar os braços em seu colo. Quanto ao pão, use-o como apoio para o garfo, e sempre corte ou arranque um pedaço ao invés de dar uma mordida. Caso não o coma, deixe-o sobre a mesa, não em seu prato.

Na hora de pagar a conta, não sugira uma divisão. O ideal é que quem convidou pague a conta integralmente.

Japão

"japão-vapza"

Muito cuidado com os hashis. Não os cruze ou lamba, e quando for passar a comida a alguém, não faça através de seus hashis, todos esses comportamentos são considerados rudes. Beba sopas diretamente do pote, e sugue o macarrão, pois quanto mais alto sugar, maior será a impressão de que gostou da comida.

Na hora de pagar, não dê gorjetas, o ato pode ser considerado uma ofensa.

Itália

"itália-vapza"

Assim como em Portugal, não é elegante pedir queijo se ele não for oferecido. É o responsável pelo preparo que decidirá se a refeição deve ou não acompanhar o ingrediente. Na hora de pagar adicione de 5 a 10% de gorjeta apenas se o serviço for ótimo.

Índia

"índia-vapza"

Lave as mãos antes e depois da refeição. Coma com a mão direita, é considerado anti-higiênico comer com a esquerda. Preste atenção na velocidade com que as pessoas estão se alimentado e as acompanhe. Ainda, não deixe nada no prato, é extremamente desrespeitoso deixar sobras.

Tailândia

"tailândia-vapza"

No país é muito comum compartilhar comida, por isso os pratos muitas vezes ficam espalhados sobre a mesa. Não estranhe se alguém se servir de algo que está no “seu” prato. O garfo serve apenas para conduzir a comida à colher, não o coloque diretamente na boca.

Pronto! Agora é escolher o destino e experimentar os pratos típicos!

Veja também: Projeto tira fotos de comida pelo mundo
————————————————————————————–

Pioneira no segmento de produtos embalados a
vácuo e cozidos a vapor, a Vapza possui uma
completa linha de alimentos práticos, saudáveis
e saborosos que facilitam sua vida.
Confira: https://vapza.com.br/

Deixe um comentário