Poucos sabem, mas a cor dos alimentos interfere em seus benefícios e na nutrição que oferecem. É indicado que sejam consumidas de três a cinco frutas de cores diferentes e entre quatro e cinco porções de hortaliças coloridas por dia. Conheça cada cor e seus benefícios:
Laranja – Essa cor é rica em betacaroteno, que dá coloração ao alimento. O nutriente é especial na luta contra o câncer e fortalece a função imunológica, combatendo as células tumorais.
Verde – Alimentos com essa pigmentação contêm fitoquímicos como os isotiocianatos que ajudam na nutrição, prevenindo o câncer. Também possuem luteína e zeaxantina, antioxidantes potentes que retardam o processo de envelhecimento precoce, combatendo os radicais livres e reduzindo o risco de degeneração macular, doença que pode causar a cegueira.
Roxo, azul e preto – As três cores contêm antocianinas, componentes que protegem as células de danos oxidativos, transformando os nutrientes absorvidos em energia, além de retardar os sinais de envelhecimento. Também previnem problemas nas articulações.
Veja também: Dieta das cinco cores.
Amarelo – Alimentos amarelos são ricos em vitamina C e favorecem o processo de cicatrização, impedindo que os radicais livres danifiquem a pele. O sistema digestivo também é beneficiado graças à enzima bromelina, que atua como substituta dos sucos gástricos, auxiliando na digestão.
Branco – Alimentos de cor branca têm efeito anti-inflamatório e antialérgico. São alimentos relacionados à cura, pois ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, reduzindo o colesterol ruim.
Vermelho – Alimentos de tom avermelhado são repletos de antioxidantes, ajudam na produção de neurônios e turbinam a memória. Também ajudam a eliminar o estresse oxidativo e reduzem os riscos de câncer, diabetes, Alzheimer e Parkinson.
