Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo

Os alimentos termogênicos aumentam o metabolismo e a temperatura interna corporal. Com isso, queimam calorias e ajudam a emagrecer. Eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia, mas é claro que ingerir somente esses alimentos não fará milagre. Para emagrecer de fato, é preciso uma alimentação saudável e a inserção de atividade física na rotina diária.
Para que realmente façam efeito, os alimentos termogênicos devem ser introduzidos com regularidade no dia-a-dia. Não há uma quantidade pré-estabelecida a ser ingerida, o que existe são apenas indicações.
São considerados termogênicos alimentos como: pimenta vermelha, brócolis, laranja, mostarda, acelga, linhaça, guaraná, kiwi, sardinha, couve, salmão, aspargos, bacalhau, chá verde, gengibre, pimentão, café.
Saiba mais sobre alguns deles:
Pimenta – Por conter capsiacina – componente ativo responsável pelo ardor – o consumo frequente de até três gramas por dia pode aumentar o metabolismo em até 20%. Com essa quantidade você pode temperar salada e outros pratos.
Chá Verde – O consumo de uma xícara de chá verde de 5 a 10 minutos antes de comer é essencial para quem quer perder peso e ser saudável. São muitos os benefícios ao organismo, como a prevenção de doenças e auxílio no funcionamento do trânsito intestinal, além da aceleração do metabolismo.
Gengibre – Assim como a pimenta, seu consumo frequente pode acelerar em até 20% o metabolismo. A ingestão pode ser feita por meio de chás, misturado com sucos ou em pedaços para serem mastigados por dia. O gengibre é muito recomendando por quem sofre com enjôos.
Canela – Colocar uma pitada dessa especiaria em frutas ou no café, além de acelerar seu metabolismo, ajuda seu sistema imunológico.
O que você não pode esquecer é que mesmo esses alimentos sendo naturais, é preciso cautela e atenção ao consumi-los. O excesso pode ser prejudicial, causando o aparecimento de sintomas como dor de cabeça, tontura e insônia.

Deixe um comentário