Você sabia que a sua alimentação também influencia na felicidade? Uma alimentação não adequada pode alterar muito mais do que apenas no bem-estar do seu corpo. Comer mal pode te deixar triste e infeliz, afetando o seu sistema nervoso. Essas péssimas dietas alimentares geralmente são compostas por altos níveis de açúcares e alimentos processados, o que não trazem nenhum benefício ao corpo, mente e saúde. Em oposição a isso, é possível se tornar cada dia mais feliz reeducando seus hábitos alimentares e adquirindo uma alimentação balanceada, que regule seus níveis de humor e, por consequência, acabe elevando a sua autoestima.
Os estímulos neurotransmissores
Quando você não está muito feliz, é comum que as pessoas ao seu redor digam que um chocolatinho é a melhor opção, porém, muitos alimentos também têm esta capacidade revigorante de espantar o estresse e a tristeza, além de serem muito melhores para a sua saúde. Esses alimentos contêm substâncias que estimulam os neurotransmissores. Entre elas, se destacam a serotonina, dopamina, noradrenalina e a acetilcolina.
E é a partir destes neurotransmissores que é possível melhorar o humor apenas comendo. Os compostos químicos encontrados nestes alimentos, ao serem consumidos, passam por um processo no qual transmitem impulsos nervosos que causam sensação de prazer para a sua corrente nervosa, assim, acabam elevando o seu humor e bem-estar.
Dieta da felicidade
Com base nisso, elencamos uma série com 7 tipos de alimentos que irão potencializar o seu humor:
Folhas escuras: Brócolis, couve e rúcula são riquíssimas em ácido fólico, o que auxilia a liberação de serotonina no organismo, sendo assim, uma ótima opção para manter o bem-estar.
Carne, ovo, leite e seus derivados (proteínas): Por possuírem alto nível de triptofano, a formação de serotonina é potencializada, garantindo sensação de felicidade.
Peixes e frutos do mar: Por serem ricos em bons nutrientes como a vitamina B12 e o ômega-3, os neurotransmissores são produzidos em alta quantidade, combatendo o estresse e mau humor.
Banana e milho: Ótimas opções para uma dieta balanceada. Por conterem altos percentuais de bons carboidratos e de vitamina B6, o estímulo para a produção de serotonina é elevado.
Pimenta: Este alimento estimula o cérebro a produzir maiores quantidades de endorfina, o que reage no sistema nervoso produzindo uma sensação de euforia.
Mel: A glicose contida nele provoca ótimas sensações de felicidade. Isso também se deve às grandes quantias de serotonina que são liberadas pelo mel.
Chocolate: Certamente o mais conhecido da lista para fins de elevação de bem-estar, este alimento proporciona uma elevação rápida do bom humor, contendo altos índices de produção de serotonina, o que causa uma felicidade quase que instantânea, além do seu sabor indiscutivelmente maravilhoso. Mas cuidado para não exagerar na dose. Uma versão com maior quantidade de cacau e menos açúcares é a opção ideal!
Após esta listinha de alimentos, basta procurá-los no supermercado e criar uma receitinha deliciosa do cookbook. Mas lembre-se: é importante ressaltar que deve ser usado o bom senso na hora de fazer sua refeição. O equilíbrio é sempre o ideal.
