O câncer de mama ainda é um grande inimigo das brasileiras. A principal causa disso é a desinformação e, em segundo lugar, a falta de prevenção. A desinformação causa um grande afastamento entre as pessoas e a doença, como se, para alguns indivíduos, eles não estivessem sujeitos a desenvolver o problema até o momento que os sintomas surgem.
Mas como podemos evitar uma doença que assusta tanto as pessoas? Existem formas eficientes de prevenção?
Sim! E a principal delas começa pelas coisas que você come.
Outubro é nacionalmente o mês de prevenção ao câncer de mama e a Vapza preparou um conteúdo para instruir sobre o papel da alimentação na prevenção à doença. Vamos lá?
Alimentos da força tarefa contra o câncer de mama
O que colocar no prato? Toda a diversidade de frutas, verduras, cereais e legumes ajuda a fortalecer nosso organismo, deixando-o preparado para quando precisar combater patologias. Entretanto, nesses últimos tempos alguns alimentos ganharam força nessa luta: são os chamados alimentos funcionais.
Esses alimentos possuem funções na prevenção de doenças degenerativas (que interferem no funcionamento das células), tais como os diversos tipos de câncer e diabetes.
• Folhas: Brócolis, rabanete, nabo, agrião, repolho, couve, couve-flor. Possuem isoticianatos e glicosinolatos, que afastam o risco de cânceres como o de mama.
• Cítricos: Tangerina, limão, laranja, kiwi, morango, goiaba e repolho. A vitamina C desses alimentos é muito importantes para a saúde do organismo.
• Peixes: Espécies como salmão, sardinha, atum e truta. O ômega 3 é realmente uma substância incrível para o organismo em muitos pontos, um desses com certeza é seu potencial na prevenção do desenvolvimento de cânceres.
Outros alimentos também têm um papel importante na prevenção, como o vinho tinto, o alho, cebola, cebolinha, chocolate amargo (70%), chá verde e preto, grãos como a soja e seus derivados tem grande relevância.
Uma lista importante a ser feita é de alimentos que nosso corpo agradeceria muito se evitássemos. Esses alimentos são os industrializados, ricos em produtos químicos (enlatados, conservados em sal, com corantes, conservantes, aromatizantes, temperos prontos), as frituras e outros bastante gordurosos (bacon, batata frita, salsicha, leite integral, fast food, queijos gordos, linguiças). Evite também os doces em geral, como os refrigerantes e o uso indiscriminado do açúcar no cotidiano.
Claro, não é preciso cortar estes alimentos, mas evitar o consumo diário. Com moderação, tudo é permitido, a fim de que você tenha mais saúde e sinta-se bem com seu corpo.
Passe adiante a listinha de alimentos, compartilhe com uma amiga ou familiar. Com certeza os bons hábitos à mesa podem transformar sua saúde e prevenir de doenças como o câncer de mama!
