Você já deve ter ouvido falar da importância das fibras para uma alimentação saudável. Apesar de o organismo não conseguir metabolizar nenhum nutriente presente nelas, as fibras desempenham um papel importante para a regularização do intestino e também na perda de peso.
Já é possível encontrar fibras em diversos produtos industrializados, como bolachas, barras de cereal, iogurtes, entre outros. Mas os alimentos naturais, como legumes, frutas e alimentos integrais, têm maior concentração de fibras. Elas não fornecem calorias porque não são digeridas, ou seja, passam intactas pelo estômago.
As fibras solúveis também são essenciais para uma alimentação saudável. Elas são obtidas nas frutas e nos legumes, transformam-se em gel no estômago e, por isso, são capazes de atrair moléculas de gorduras e açúcares, impedindo sua absorção pelo organismo. Esse tipo de fibra é indicada para pessoas com diabetes do tipo 2, colesterol ruim alto e obesidade.
Veja também: Alimentação a favor da saúde
Já as fibras insolúveis, obtidas em cereais e grãos integrais, absorvem a água, tornando a atividade do intestino mais regular. Previne, assim, a prisão de ventre e os gases.
É bom lembrar, portanto, que o consumo de água em grande quantidade é importantíssimo para aqueles que consomem fibras regularmente, para que não resultem em prisão de ventre, já que a água é necessária para ajudar o transporte dos alimentos até o intestino.
