Alimentação saudável com a castanha-do-pará

"castanha-ajuda-na-alimentação-saudável"/A castanha é uma semente pequena, mas que tem um poder enorme. Ela recarrega os níveis de um mineral que tem extrema importância para quem deseja ter uma vida longa e uma alimentação saudável, o selênio.

A semente oleaginosa ajuda a repor a quantidade do nutriente que é necessário para combater o envelhecimento celular, que é causado pela formação natural das incansáveis moléculas que podem danificar as células, os radicais livres.
De acordo com estudo da universidade de Otago, na Nova Zelândia, a ingestão diária de duas castanhas-do-pará eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Os brasileiros têm uma vantagem, pois as castanhas que são produzidas no norte e nordeste do Brasil são extremamente ricas em selênio, bastando uma unidade apenas para causar esse efeito.
É recomendado que um adulto consuma 55 microgramas por dia, no mínimo. Apenas com uma unidade da castanha, já é possível  ingerir de 200 a 400 microgramas do nutriente, sendo 400 o limite máximo. Para crianças, apenas meia já é o suficiente.
O selênio é o componente principal para a função de adicionar enzimas contra os radicais livres. Ele se liga a algumas proteínas para formar enzimas antioxidantes. Na sua ausência, essas enzimas ficam sem atividade e deixam de combater os radicais, enfraquecendo as defesas do organismo. O nutriente também cuida do cérebro e da tireóide.
Veja também: Castanha-do-pará contra o Alzheimer
Conheça o site da Vapza.

Deixe um comentário