Quanto mais ativa uma pessoa é, de mais energia ela vai precisar durante seu dia. Logo, é óbvia a conclusão de que quem pratica esportes regularmente precisa de mais energia e, consequentemente, mais comida. Porém, uma refeição adequada para um atleta não é aquela em maior quantidade ou com mais calorias, e sim aquela mais balanceada, pois uma dieta pobre em nutrientes pode causar fadiga e estresse muscular.
O organismo tem reservas que são utilizadas nos momentos de atividades físicas intensas. Essas reservas são formadas a partir da alimentação, que precisa ser equilibrada e em quantidade ideal. Assim o atleta garante suprimento suficiente de nutrientes como carboidratos e gordura. Por isso é importante que se tenha uma dieta variada, comendo um pouco de tudo. Nem só carnes e massas, nem só frutas e verduras. O ideal é aliar esses dois mundos.
Veja também: Exercícios físicos para fazer em casa
Vegetais devem ser a base das refeições, mas a proteína animal, em menor quantidade, também deve estar presente. Assim você se beneficia dos nutrientes encontrados nos diversos grupos alimentares. Para os atletas, o ideal é que a alimentação seja dividida da seguinte maneira: 50% de verduras e legumes, 25% de carnes e 25% de grãos integrais.
Além disso, algumas outras dicas podem ajudar a melhorar sua alimentação e, consequentemente, seu desempenho:
- Beba muita água;
- Evite qualquer tipo de gordura;
- Abuse de frutas;
- Aumente seu consumo de fibras;
- Consuma pouco sal e açúcar.
