Em todo o mundo, inclusive no Brasil, o número de idosos vem crescendo, ano após ano, graças às melhoras nas condições de saúde e de tratamentos, além de uma alimentação saudável. Isso faz com que cada vez mais sejam investidos tempo e dinheiro visando identificar particularidades que possam propiciar melhora na qualidade de vida de pessoas de idade avançada. E um dos fatores que podem ajudar nisso é a alimentação.
O envelhecimento causa alterações no corpo que podem interferir na alimentação. Perda gradual do paladar e do olfato são comuns. Ocorrem também a redução da salivação e da capacidade de mastigação. Esses fatores, dentre outros relacionados à idade, devem ser levados em consideração na hora de planejar a dieta de idosos.
Em geral menos ativo fisicamente, o idoso tende a consumir menos calorias que os mais jovens. Esse fator representa um risco de deficiência para várias vitaminas e minerais. Além disso, com a idade tende a acontecer uma diminuição da massa corporal seca (músculos e ossos) e um aumento da gordura corporal total. E ainda é preciso ficar atento a alguns fatores.
O isolamento, a perda do cônjuge, a diminuição da mobilidade, a depressão, o uso de medicamentos, o consumo de álcool, o de tabaco, o estado da dentição e o uso de próteses são apenas algumas das condições que devem chamar atenção, pois podem interferir na alimentação do idoso.
O idoso deve receber uma dieta variada, saudável e balanceada. As necessidades protéicas, calóricas e de lipídeos diárias não são muito diferentes das pessoas mais jovens. Restrições na alimentação, decorrentes de problemas específicos devem ser respeitadas, mas isso não significa que a alimentação não possa ser saborosa.
Veja também: Musculação e saúde – cuidados com a dieta
Ainda parece difícil? Então confira algumas dicas para uma alimentação saudável na terceira idade:
– Comer devagar, mastigando bem os alimentos;
– Na hora de preparar alimentos, utilizar óleos vegetais com moderação. Não consumir gordura animal;
– Reduzir o consumo de açúcar e sal;
– Consumir frutas e hortaliças variadas em abundância;
– Preferir pães e arroz integrais. O leite deve ser desnatado;
– Cortar os alimentos em pedaços pequenos. Moer, ralar, desfiar ou alterar sua textura;
– Comer de 3 em 3 horas;
– Dar preferência à água e sucos naturais. Evitar refrigerantes. Tomar líquidos devagar, gole por gole;
– Usar com moderação alimentos ricos em cafeína como café, chocolate, chás etc;
– Ingerir diariamente um produto probiótico, como leite fermentado ou iogurtes;
– Evitar o exagero no consumo de bebidas alcoólicas;
– Manter o peso dentro dos limites saudáveis;
Já conhece o site da Vapza?
