Alimentação e qualidade de vida

Com uma dieta equilibrada, é possível aumentar sua qualidade de vida, sentir-se mais ativo, alegre e bem disposto. Quer saber como? Confira as dicas do Cozinha Vapza:
Não deixe seu estomago muito tempo sem nada! O ideal é ingerir pequenas quantidades de comida em períodos de três em três horas. Você pode criar uma tabela de horários para que sua alimentação seja fracionada de forma correta.
Coma devagar. Mastigue bem a comida, preste atenção no que está comendo. Sente-se à mesa para realizar suas refeições. Comer em frente da televisão ou do computador faz com que você coma mais rápido. Com isso acaba ingerindo mais comida do que seu organismo realmente necessita.
Tenha variedade na sua alimentação. Aumente o consumo de frutas, verduras, legumes, carnes magras, cereais integrais e leguminosas. Prefira produtos naturais, que não tenham conservantes. Evite fritura e retire a gordura visível das carnes, se possível antes do preparo.
Quando for ingerir derivados de leite, dê preferência aos produtos desnatados como o iogurte e ricota. Evite os queijos amarelos, pois eles contêm alto teor de gordura.
Sal demais faz mal, por isso tenha cuidado. O recomendado é que a ingestão diária de sal não ultrapasse as cinco gramas. Do contrário, pode prejudicar o coração e ser um agravante para quem sofre de hipertensão.
Tome ao menos 2 litros de água diariamente. Além de ser um ótimo hidratante, é essencial ao organismo. Deixe uma garrafa de água na sua frente e beba aos poucos. Com o passar do tempo, seu organismo se adapta a esse novo costume e você irá ingerir 2 litros com facilidade.
Controle sua impulsividade. Se estiver com fome e for à uma festa, restaurante ou supermercado, coma uma fruta ou salada antes de sair. Nada de comer demais.
Nunca deixe de tomar seu café da manhã, a refeição mais importante do dia e deve conter laticínios desnatados, cereais e frutas.
No almoço, comece sua refeição pela salada e para temperá-la use limão, evitando molhos prontos.
Na hora do lanche, opte por barrinhas de cereais, frutas e iogurtes.
E no jantar, escolha alimentos de fácil digestão, como saladas, legumes, grelhados e frutas.
Seguindo essas dicas e ainda praticando uma atividade física, em pouco tempo você irá perceber a melhora de humor e o aumento da disposição.

Deixe um comentário