Quem nunca escutou a frase “estou sem tempo” ou “na correria” ultimamente? Nosso cotidiano é marcado por rotinas aceleradas e corriqueiramente estressantes, as vezes muito ansiosas ou negativas que ultrapassam bastante nossos limites físicos e mentais. Quando notamos que isso está acontecendo, ou quando pessoas próximas começam a reparar isso em nosso comportamento, uma luz vermelha de perigo precisa acender em nossa mente.
Esse alarme é necessário, pois a exposição a situações continuadas e intensas de estresse ou de crises de ansiedade pode nos levar a preocupantes quadros de depressão. Esse não é um dado irrelevante: Nos últimos 16 anos, o número de casos de depressão aumentou no Brasil, o que motiva campanhas de conscientização pelo mundo todo e também aqui.
O princípio do problema e das soluções
São vários os motivos pelos quais vamos cedendo espaço a distúrbios como a depressão, crises de ansiedade ou estresse. Algumas vezes motivados por traumas, outras por baques difíceis de superar, fato é que enfrentamos muitas dificuldades na vida, mas precisamos tomar muito cuidado.
E esse cuidado passa primeiramente pelo afeto. A presença de pessoas queridas, importantes para nós e que nos apoiem é necessária para que possamos superar as dificuldades.
Outro ponto relevante é o acompanhamento médico especializado, seja com a ajuda de psicólogos ou psiquiatras. Esses profissionais estão preparados para nos acompanhar e receitar os medicamentos mais indicados para nossas necessidades.
A solução também passa pela alimentação
Além da companhia dos amigos e do acompanhamento médico, a alimentação saudável é uma ótima coadjuvante no combate a depressão, ainda mais se aliada à prática de exercícios físicos.
Esses dois elementos juntos (alimentação balanceada mais exercícios físicos) ajudam a devolver ao corpo o hormônio serotonina e também ômega-3, que são responsáveis pela sensação de estabilidade emocional e energia física.
Quais alimentos eu procuro?
• Frutas: frutas cítricas como a laranja, carambola, banana e também a maçã, jabuticaba e abacaxi;
• Cereais integrais: A aveia é a mais indicada por seus níveis de carboidratos e outras vitaminas importantes ao corpo;
• Verduras escuras e hortaliças: das hortaliças, a mais indicada é o espinafre que, junto com as verduras escuras fornecem magnésio e vitaminas do complexo B;
• Frutos do mar: sardinhas, atum e a carne de salmão são ricas em ômega 3 e de vitaminas do complexo B.
• Alguns outros alimentos são relevantes contra a depressão e ansiedade, como o arroz, repolho e couve, castanha do Pará, feijão e arroz integral.
Com essas precauções é mais fácil enfrentar os momentos difíceis com os olhos bem abertos e na companhia de quem nos ama e nos apoia. Mantenha consultas regulares a um médico, e não deixe a alimentação e os exercícios físicos de lado.
Conhece alguém que poderia ser ajudado com este conteúdo? Compartilhe!
