A tradição da feijoada

"A

Não há dúvidas quanto à feijoada ser a mais típica dentre as comidas brasileiras. Essa mistura de feijão preto e vários tipos de carne de porco (quase sempre acompanhados de farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada) é parte integrante de nossa cultura desde muito antes de nossos avós nascerem. Mas você sabe a origem dessa tão amada iguaria?

Uma história popular bastante difundida confere aos escravos negros a autoria da feijoada. Segundo essa versão, os senhores donos dos escravos forneciam a eles as partes menos nobres dos porcos, como as orelhas, rabos e pés, partes que eles então cozinhavam com feijão e água. Porém, essa história não passa de um mito.

Na verdade, a origem da feijoada tem pouco a ver com os africanos. Tudo indica que a "base" da receita veio de Portugal, onde, cerca de 300 anos antes do descobrimento do Brasil, o feijão já era misturado à carne de porco de modo muito parecido com o do nosso orgulho nacional.

Veja também: Conheça mais o Feijão Fradinho

A feijoada então teria tomado a forma que conhecemos hoje quando foi incluído no prato o feijão preto, tipo que na época só existia na América do Sul e era cultivado pelos índios brasileiros. Essa mistura é normalmente atribuída aos bandeirantes paulistas e aos vaqueiros nordestinos, que tinham o feijão preto como alimento básico para a sobrevivência.

De qualquer forma, independentemente das suas origens, a feijoada é um prato delicioso e que merece ser orgulho nacional. Ficou com vontade? Então experimente a Feijoada Pronta Vapza, uma opção prática, saborosa e nutritiva que fica pronta em apenas três minutos.

Deixe um comentário