Existem vários fatores que influenciam no paladar. Aqui no Cozinha Vapza já falamos das interferências que a fome psicológica causa, e até que fatores como o amor e a música podem intervir na forma como apreciamos o alimento. No post de hoje vamos apresentar um estudo divulgado no Journal of Sensory Studies que defende que as cores também influenciam no apetite.
Desenvolvida na Universidade Politécnica de Valência e na Universidade de Oxford, a pesquisa contou com 57 voluntários, que provaram alimentos específicos em recipientes de cores diferentes. Após degustarem, os participantes descreveram o que acharam de cada comida ou bebida experimentada, e os resultados foram surpreendentes.
A musse de morango, por exemplo, foi julgada mais saborosa quando servida em um prato branco do que em um preto. A limonada foi considerada mais refrescante em um copo azul, e mais doce em um copo cor-de-rosa.
O chocolate quente foi definido como mais doce e aromático em uma caneca laranja, e o café recebeu diferentes classificações de acordo com a cor: mais forte e aromático na xícara marrom, mais fraco na vermelha e mais aveludado nas xícaras amarela e azul.
A explicação dos pesquisadores é de que, por meio dos nossos sentidos, apreendemos a cor, a textura e o cheiro de cada alimento. Com isso, as informações sensoriais podem se cruzar dentro do sistema nervoso antes de serem interpretadas pelo nosso cérebro, influenciando na percepção do sabor.
Curioso, não?
Veja também: Criança que relaciona alimento a super-herói come melhor
————————————————————————————–
Pioneira no segmento de produtos embalados a
vácuo e cozidos a vapor, a Vapza possui uma
completa linha de alimentos práticos, saudáveis
e saborosos que facilitam sua vida.
Confira: https://vapza.com.br/
